Secções
Entrar

Covid-19: Novas medidas não têm em conta realidade da hotelaria

22 de dezembro de 2021 às 18:57

Criticando a "forma atabalhoada" das novas medidas, a ADHP manifesta preocupação pelo facto de resultarem em exigências que não dependem deste setor -- numa alusão ao reforço das situações em que a realização de um teste negativo à covid-19 passa a ser exigida.

A Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal (ADHP) manifestou esta quarta-feira preocupação com as novas medidas de controlo da pandemia, afirmando que não têm em consideração a realidade dos empreendimentos turísticos e alojamentos locais.

"Após uma apresentação das primeiras medidas de contenção, em finais de novembro, nas quais o Governo frisou que esta antecedência tinha como principal objetivo a adaptação das empresas e dos seus clientes a esta nova realidade, não compreendemos o anúncio da readaptação das mesmas a três dias das refeições de Natal, sem publicação da versão final a dois dias do mesmo", refere a associação em comunicado.

Criticando a "forma atabalhoada" das novas medidas, a ADHP manifesta preocupação pelo facto de resultarem em exigências que não dependem deste setor -- numa alusão ao reforço das situações em que a realização de um teste negativo à covid-19 passa a ser exigida.

Neste contexto, aponta o dedo à falta de capacidade instalada até ao momento no que diz respeito à testagem, "pondo em causa a realização destes eventos, quando à data, estes empreendimentos já fizeram investimentos em compras e recursos humanos para a sua realização".

Numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros, realizada esta terça-feira, o Governo decidiu antecipar para dia 25 de dezembro o período de contenção que estava previsto decorrer entre 02 e 09 de janeiro e reforçar a obrigatoriedade de testes no acesso a vários estabelecimentos e atividades.

Assim, nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro é obrigatória a apresentação de teste negativo para acesso a estabelecimentos de restauração, casinos, bem como festas de passagem de ano.

Além disso, passa a ser também obrigatório um teste negativo no acesso a estabelecimentos de hotelaria e alojamento local.

A ADHP estranha a penalização aplicada ao alojamento, "o qual é obrigado a manter a apresentação de testes negativos para acesso desde o dia 25 de dezembro ininterruptamente até pelo menos dia 10 de janeiro, quando maioritariamente" se está "a tratar de uma atividade em que o cliente se encontra isolado na sua unidade de alojamento".

A relação entre os empreendimentos e os clientes, afirma ainda a associação, "está, mais uma vez, a ser posta em causa pela constante mudança de regras muito próximo das datas de implementação".

A covid-19 provocou mais de 5,36 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.823 pessoas e foram contabilizados 1.242.545 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 89 países de todos os continentes, incluindo Portugal.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela