Secções
Entrar

Costa deixa "saudação especial" a CDS-PP e PEV que deixam AR na próxima legislatura

22 de março de 2022 às 17:30

Líder parlamentar Telmo Correia disse esperar que o próximo executivo seja "um bom Governo e que tenha um bom mandato, isso é obviamente do interesse de Portugal".

O primeiro-ministro, António Costa, deixou hoje, na Assembleia da República, uma "saudação especial" a CDS-PP e PEV, partidos que deixam o parlamento na próxima legislatura, e sublinhou o papel dos centristas na construção da democracia em Portugal.

Já depois da sua intervenção no encerramento do debate sobre a agenda do próximo Conselho Europeu, na Comissão Permanente da Assembleia da República, o chefe de Governo voltou a pedir a palavra para dar uma saudação "especial, visto que esta provavelmente é a última sessão parlamentar no quadro da legislatura que está a cessar, a todas e a todos os senhores deputados, de todas as bancadas".

E referiu-se especificamente ao Partido Ecologista 'Os Verdes' (PEV) e ao CDS-PP, "dois partidos que na próxima legislatura não estarão representados neste parlamento, a quem quero dar uma saudação especial", afirmou António Costa.

De seguida, o primeiro-ministro disse não poder "deixar de sublinhar obviamente o CDS-PP como um dos partidos fundadores da democracia".

"E que ao longo destes quase 50 anos que decorreram desde o 25 de Abril sempre tem contribuído, em oposições diversas da nossa, salvo num curto período, para a formação do Estado democrático que hoje somos", salientou.

Antes, o líder parlamentar do CDS-PP, Telmo Correia, aproveitou a sua intervenção no debate para assinalar que esta seria "a última intervenção da bancada do CDS-PP nos próximos quatro anos e uns meses, provavelmente e em princípio, se a maioria assim funcionar".

"Nós mantemos o comportamento que sempre tivemos de partido responsável, assumimos as nossas responsabilidades até ao último minuto e até ao último segundo", indicou.

Falando diretamente para o primeiro-ministro, Telmo Correia disse também esperar que o próximo executivo seja "um bom Governo e que tenha um bom mandato, isso é obviamente do interesse de Portugal", e desejou "as maiores felicidades".

No final da sessão, o presidente da Assembleia da República despediu-se dos deputados, a quem desejou "as maiores felicidades pessoais, familiares e políticas a todas as senhoras e senhores deputados, independentemente de estarem aqui na legislatura que começa para a semana ou não estarem".

"Penso que desta que é de vez", comentou Eduardo Ferro Rodrigues naquela que deverá ser a última sessão da atual legislatura.

A primeira sessão plenária da Assembleia da República da XV legislatura deverá realizar-se no dia 29 de março, na próxima terça-feira.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela