Secções
Entrar

Costa: “A melhor solução é mesmo o PS ter maioria absoluta”

16 de julho de 2015 às 11:51

O socialista sublinhou que aquilo que as pessoas todos os dias pedem ao seu partido é uma frase simples: "Corra com eles", ou seja, com o actual governo

O líder socialista disse na noite de quarta-feira, no Porto, que nas próximas eleições "a melhor solução é mesmo o PS ter maioria absoluta", que considerou "importante para não acrescentar à crise que já se vive uma crise política".

 

António Costa falava no debate "Encontro de Gerações", realizado no Ateneu Comercial do Porto, em que foi submetido a uma bateria de perguntas pelo público presente.

 

Perante uma sala cheia, António Costa sublinhou que "aquilo que as pessoas todos os dias " pedem ao PS "é uma frase simples: "Corra com eles", ou seja, com o actual governo.

 

"O que dá sentido à democracia é as pessoas poderem escolher e sentirem e perceberam que o voto faz sentido. O voto só faz sentido no PS se o PS correr com eles, não governar como eles, não seguir a política deles e fizer uma política alternativa. Portanto, nós não faremos qualquer coligação à direita", afirmou, arrancando fortes aplausos.

 

O líder socialista também pôs de lado possíveis alianças à esquerda, alegando haver um "campeonato entre o PCP e o Bloco de Esquerda para saber qual é o mais anti-socialista e esse campeonato não nos levada lado nenhum e frustra muitas pessoas".

 

António Costa disse ainda que essas pessoas acham que "faz sentido" esses partidos, PCP e Bloco de Esquerda, estarem disponíveis para um entendimento com o PS.

 

"Acontece que não estão", reforçou, acusando os líderes dos comunistas e dos bloquistas, Jerónimo de Sousa e Catarina Martins, de dizerem que "o PS é igual à direita".

 

António Costa concluiu, por isso, que "a melhor solução é mesmo o PS ter maioria absoluta".

 

O dirigente, porém, que "a maioria absoluta é uma condição necessária, mas não é uma condição decisiva".

 

"Se houve erro que o PS cometeu quando teve a maioria foi não a ter aproveitado para ter reforçado o diálogo com as outras forças políticas. Ninguém tem a maioria para sempre, todo o poder é transitório", completou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela