Secções
Entrar

Coronavírus: infetados no continente americano triplicou em sete dias

04 de abril de 2020 às 08:55

Os EUA continuam a ser o país com o maior número de casos confirmados, com 261.438 infeções registadas oficialmente, incluindo 6.699 mortes e 9.428 curas.

O número de infetados com covid-19 no continente americano praticamente triplicou na última semana, subindo de 115 mil a 312 mil, com os Estados Unidos a tornarem-se o foco da pandemia, segundo registo da Universidade John Hopkins.

O mapa mundial que acompanha a evolução da pandemia em tempo real, produzido digitalmente pela universidade americana, mostrava esta sexta-feira a expansão contundente do coronavírus na Europa e na América do Norte, enquanto em África há zonas que ainda não foram atingidas praticamente pela doença.

Após uma semana desastrosa, os Estados Unidos continuam a ser o país com o maior número de casos confirmados, com 261.438 infeções registadas oficialmente, incluindo 6.699 mortes e 9.428 curas.

Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de casos confirmados (8.229 e 359 mortes), seguido em termos de percentagem de infeções pelo Chile (3.737), Equador (3.368), Peru (1.595), México (1.510), Panamá (1.475), Colômbia (1.267) e Argentina (1.265).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enfatizou esta sexta-feira que a pandemia não é apenas uma tragédia para a saúde pública, mas também para a economia mundial e para centenas de milhões de famílias em todo o mundo, que perderam rendimentos e têm os empregos em risco.

Advertiu, no entanto, que a situação poderá piorar se os países levantarem precipitadamente as medidas de confinamento e isolamento social decretadas para travar a propagação da pandemia.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Dos infetados, 1.058 estão internados, 245 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela