Secções
Entrar

Condenado a 14 meses de prisão por chamar "ditador" a Erdogan

13 de março de 2015 às 20:31

O estufante de 23 anos que chamou "ditador" ao Presidente turco foi condenado a 14 meses de prisão

Um estudante que chamou "ditador" ao actual Presidente turco Recep Tayyip Erdogan, quando este assumia o cargo de primeiro-ministro da Turquia, foi condenado esta semana a 14 meses de prisão, divulgou hoje a imprensa local.


O jovem, membro de uma organização juvenil de esquerda, participou em Junho de 2013 em protestos em Gezi contra o Partido Justiça e Desenvolvimento (AKP, islâmico conservador) e o então primeiro-ministro Erdogan.


Aykutalp Avsar foi condenado por "incitação ao ódio contra altos responsáveis" por ter proferido frases de ordem como "Abaixo a ditadura do AKP" e "O ditador Tayyip deve prestar contas".


O caso de Aykutalp Avsar é um dos muitos processos judiciais que foram instaurados contra cidadãos que criticaram Erdogan e o respectivo Governo.


Em Fevereiro passado, um tribunal de menores da cidade de Antalya aplicou a mesma sentença a um estudante de bacharelato de 17 anos, cuja participação em protestos foi considerada como uma acção de "incitação ao ódio". Por ser menor, a pena seria reduzida para sete meses de prisão e posteriormente foi suspensa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela