Secções
Entrar

Cinco detidos por planearem atentados na Austrália

23 de dezembro de 2016 às 08:34

A polícia australiana anunciou a detenção de sete suspeitos de estarem a planear uma série de ataques com bombas em Melbourne no dia de Natal. Dois foram, entretanto, libertados

A polícia australiana anunciou a detenção de sete suspeitos de estarem a planear uma série de ataques com bombas em Melbourne no dia de Natal.

O chefe da polícia do estado de Vitória, o comissário Graham Ashton, disse sexta-feira (quinta-feira em Lisboa) aos jornalistas que os sete suspeitos inspiraram-se no grupo extremista Estado Islâmico e estavam a planear ataques na estação ferroviária de Flinders Street, na Praça da Federação e na catedral de São Paulo, em Melbourne. 
Graham Ashton disse que a polícia estava a seguir os suspeitos há algum tempo e que se preparavam para usar explosivos e outras armas.


A catedtal de São Paulo, em Melbourne, seria um dos alvos dos detidos

"Estas duas últimas semanas (...) realizámos um inquérito criminal sobre a formação do que acreditamos ter sido uma conspiração terrorista", disse Graham Ashton.

Segundo o comissário, dos sete detidos, cinco permanecem retidos.

Dos cinco, com idades de cerca de 20 anos, quatro nasceram na Austrália e são de famílias originárias do Líbano e o quinto é um cidadão australiano nascido no Egipto.

"Achamos que se auto radicalizaram, mas inspirados pelo grupo extremista Estado Islâmico", acrescentou o comissário.

A polícia considerou que conseguiu neutralizar a ameaça. A operação, que incluiu várias rusgas, envolveu 400 elementos das forças de segurança.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela