Secções
Entrar

China decreta primeira ordem de restrição a mulher que agredia marido

06 de dezembro de 2016 às 09:57

É válida por seis meses e força a esposa a sair de casa, e a não aproximar-se do marido num raio de 200 metros

Um tribunal de Pequim decretou ordem de restrição contra uma mulher que agrediu repetidamente o marido, num caso inédito na capital chinesa, notícia hoje o jornal oficial em língua inglesaChina Daily.

Caso viole a ordem do tribunal, a mulher será condenada a 15 dias de detenção e ao pagamento de uma multa de 1.000 yuan (135 euros), detalha o jornal.

No seu depoimento, o homem disse que desde o casamento, em 2014, o casal frequentemente discutia em torno de "questões menores".

A vítima disse ter sido espancada pela mulher em Maio passado. Numa segunda ocasião, os ataques "assustaram a sua filha recém-nascida", contou, citado peloChina Daily.

Esta semana, um tribunal de Pequim decretou uma ordem de restrição válida por seis meses contra a mulher, proibindo-a de perseguir, ameaçar ou ferir o marido ou os seus familiares.

A ordem força a esposa a sair de casa e proibi-a de se aproximar do marido, num raio de 200 metros.

O país asiático aprovou, em Dezembro de 2015, a primeira lei contra a violência doméstica da sua História, que entrou em vigor em Março deste ano.

A violência doméstica era considerada na China um assunto "privado" ou "familiar", e não um crime.

Desde que a lei entrou em efeito, os tribunais chineses decretaram mais de 300 ordens de restrição, sobretudo contra homens, escreve oChina Daily.

Citado pelo jornal, Xia Yinlan, vice-presidente da Associação de Estudos do Casamento e da Família da China, nota que a lei, "ao contrário do que muita gente pensa", foi feita a pensar na protecção de "todos os membros da família".

"Está na altura de mais homens se levantarem e pedirem ajuda", afirmou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela