Secções
Entrar

Chanceler austríaco investigado por alegada mentira numa comissão parlamentar

12 de maio de 2021 às 13:49

O "Caso Ibiza" desencadeou a queda da coligação em 2019 entre os populares de Kurz e o partido ultranacionalista FPO e a realização de novas eleições que levaram a formação do atual Executivo entre os conservadores e os verdes. 

A Procuradoria austríaca Contra Delitos de Economia e Corrupção (WKStA) abriu uma investigação contra o chanceler federal, o conservador Sebastian Kurz, por alegado falso testemunho perante uma comissão parlamentar, confirmou esta quarta-feira o próprio chefe do Governo.  

Numa breve conferência de imprensa, Kurz admitiu que foi iniciada uma investigação preliminar contra ele e o chefe de gabinete, Bernhard Bonelli.

A WKStA acusa os dois políticos de terem prestado declarações falsas na comissão parlamentar que investiga o chamado "Caso Ibiza", um escândalo de corrupção que foi revelado em finais de maio de 2019 com a publicação de imagens vídeo, registadas por câmaras ocultas, numa quinta da ilha espanhola no verão de 2017.

"Esforcei-me sempre, e durante várias horas, em responder a todas perguntas o melhor possível dentro do que podia recordar, e de acordo com a verdade, apesar de se tratar de assuntos antigos que não estão relacionados com os temas principais da minha atividade como chefe do governo", disse Kurz.

O chanceler austríaco descarta a possibilidade de demissão devido a este caso, acrescentando que o processo foi iniciado por apenas um juiz e que vai "ter muito gosto" em responder em interrogatório.

O líder do Partido Popular Austríaco (OVP) reconheceu que a WKStA podia apresentar uma denúncia em qualquer momento, frisando que espera que a queixa "não vai ter qualquer consequência".

De acordo com notícias publicadas na Áustria, a Procuradoria refere que quando a comissão parlamentar pediu o acesso aos endereços de correio eletrónico do chanceler, Kurz escondeu a existência de uma das três direções de e-mail que estava a usar, na altura. 

O "Caso Ibiza" desencadeou a queda da coligação em 2019 entre os populares de Kurz e o partido ultranacionalista FPO e a realização de novas eleições que levaram a formação do atual Executivo entre os conservadores e os verdes. 

Nas imagens de 2018 aparece o ex-líder do FPO, Heinz-Christian Strache a propor a uma suposta oligarca russa a venda de participações em empresas estatais em troca de favores políticos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela