Secções
Entrar

Casa Branca tentou que FBI negasse contactos com a Rússia

24 de fevereiro de 2017 às 08:08

O chefe de gabinete de Donald Trump, Reince Priebus, contactou a direcção do FBI para que refutassem as informações, sob anonimato

O chefe de gabinete da Casa Branca tentou este mês, sem êxito, que o FBI desacreditasse publicamente informações da imprensa sobre alegados contactos da campanha de Donald Trump com a Rússia, avançam a CNN e outros media.

O pedido de Reince Priebus esteve relacionado com uma informação publicada pelo jornal The New York Times, segundo o qual vários assessores da campanha presidencial de Trump mantiveram "repetidos contactos" com agentes dos serviços secretos russos durante o ano anterior às eleições presidenciais do passado Novembro nos Estados Unidos.

De acordo com o canal CNN, que cita uma fonte judicial e outra da Casa Branca, o chefe de gabinete falou sobre este artigo no dia seguinte à sua publicação com o subdirector do FBI, Andrew McCabe, aproveitando uma reunião sobre outro tema na residência presidencial.

Reince Priebus voltou a contactar depois McCabe e o director do FBI, James Comey, para lhes pedir que falassem com jornalistas, sob condição de anonimato, e disputassem as informações sobre a Rússia, segundo a CNN.

Uma fonte da Casa Branca salientou, no entanto, ao canal que o pedido de Reince Priebus aconteceu depois de o FBI ter comunicado à residência presidencial que acreditava que as informações da imprensa eram incorrectas.

O pedido da Casa Branca ao FBI viola normas governamentais emitidas em 2007 e 2009 que proíbem este tipo de contactos relativos a investigações em curso, segundo denunciou na quinta-feira o congressista democrata John Conyers.

"Simplesmente não se permite à Casa Branca que faça declarações públicas sobre uma investigação pendente que envolva o Presidente e os seus assessores", disse Conyers, que pertence ao Comité Judicial da Câmara Baixa, em comunicado.

"Isto é profundamente preocupante pela tentativa inapropriada de influenciar o FBI, e porque poderia revelar uma trama mais ampla dentro da Casa Branca de Trump para encobrir alguma negligência durante a campanha", disse o congressista.

Até agora, o FBI não fez comentários públicos sobre as informações relacionadas com os alegados contactos entre a campanha de Trump e a Rússia, que se têm sucedido desde a chegada ao poder do novo Presidente.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela