Secções

HBO volta a triunfar em noite de Emmy com 38 estatuetas

Lusa 13 de setembro de 2022 às 08:00

"Sucession" e "The White Lotus" da HBO foram dois dos grandes vencedores da noite. Netflix ficou apenas com 26 prémios.

A HBO e o serviço destreamingHBO Max recuperaram o lugar de topo nos prémios mais importantes do ano em televisão, ao vencerem 38 Emmy, esta madrugada, contra uma Netflix que desapontou. 

1 de 7
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci
Foto: REUTERS/Aude Guerrucci

A cadeia obteve a estatueta mais cobiçada, com a terceira temporada deSuccessiona vencer o prémio de melhor série dramática, e deu a Matthew Macfadyen o primeiro Emmy como melhor ator secundário, na mesma produção.

O criador Jesse Armstrong levou ainda para casa o galardão de melhor escrita para série dramática. 

Além disso, a HBO também saiu na frente comThe White Lotus, que arrebatou a categoria de melhor minissérie, antologia ou filme para televisão com dez Emmy no total, ou mais do que qualquer outra série na 74.ª edição dos prémios da Academia de Televisão. 

A atriz Zendaya também conseguiu repetir o Emmy de melhor atriz pela série HBOEuphoriae Jean Smart bisou como melhor atriz em comédia comHacks, também da cadeia. 

Com um total de 38 estatuetas, a HBO voltou assim a triunfar sobre a concorrência, algo que não tinha acontecido no ano passado. Desta vez, a Netflix ficou atrás da cadeia rival, com um total de 26 prémios. 

A pioneira dostreamingconquistou seis estatuetas porSquid Game, incluindo melhor realização em série dramática para o coreano Hwang Dong-hyuk e melhor ator para Lee Jung-jae e cinco paraStranger Thingsem categorias técnicas.Ozarktambém rendeu a Julia Garner o prémio melhor atriz secundária em série dramática.

Na comédia, a Apple TV+ demonstrou mais uma vez o seu poder, voltando a conseguir queTed Lassorecebesse os prémios mais importantes, incluindo melhor série de comédia e melhor ator (Jason Sudeikis). No entanto, o dramaSeverance, que recebeu muitos elogios da crítica, não venceu os Emmy das principais categorias para que estava nomeado. 

Num ano em que o número de candidatos para apreciação da Academia de Televisão aumentou de forma considerável, é possível que venha a ser batido o recorde de séries em produção. 

Ainda assim, há turbulência entre as plataformas destreaming. A Netflix perdeu subscritores, pela primeira vez numa década, e a Warner Bros Discovery, que detém a HBO, estará a preparar-se para reduzir o número de funcionários depois de vários projetos terem sido cancelados. 

A 74.ª cerimónia dos prémios da Academia de Televisão decorreu, na segunda-feira à noite, em Los Angeles, e marcou o regresso ao Microsoft Theater, depois das restrições nos anos da pandemia de covid-19. O comediante Kenan Thompson foi o apresentador da noite.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela