Bruxelas revê em alta inflação em Portugal para 5,5% este ano e 3,2% em 2024
A Comissão Europeia aponta para uma desaceleração da inflação, ajudada pelos preços da energia, mas revê em alta as projeções face a maio.
A Comissão Europeia reviu em alta a taxa de inflação em Portugal para 5,5% em 2023 para 3,2% em 2024, de acordo com as previsões económicas divulgadas hoje.
Nas previsões económicas de outono, Bruxelas aponta para uma desaceleração da inflação, ajudada pelos preços da energia, mas revê em alta as projeções face a maio.
Em termos médios anuais, o executivo comunitário prevê que o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) em Portugal se fixe em 5,5% em 2023, caindo para 3,2% em 2024 e para 2,4% em 2025, "globalmente em linha com a média da zona euro".
Esta previsão compara com as taxas de 5,1% para este ano e de 2,7% para 2024 estimadas em maio.
O Governo português espera uma taxa de inflação de 5,3% em 2023 e de 3,3% em 2024.
No relatório divulgado hoje, a Comissão Europeia prevê "que o forte crescimento salarial, registado em 7,2% (em termos homólogos) no segundo trimestre de 2023, mantenha alguma pressão sobre os preços dos serviços no curto prazo, mas a moderação geral da inflação global deverá continuar".
O executivo comunitário assinala que a inflação em Portugal diminuiu pelo terceiro trimestre consecutivo entre julho e setembro deste ano.
A inflação, excluindo produtos energéticos e alimentares, também seguiu uma tendência descendente, mas a um ritmo mais lento, uma vez que os preços dos serviços, especialmente do alojamento, foram pressionados pelo aumento das visitas de turistas estrangeiros e pelos aumentos salariais, explica.
Bruxelas dá ainda nota de que "os preços da energia continuaram a diminuir em termos homólogos e o crescimento dos preços dos produtos alimentares abrandou substancialmente".
AAT // JNM
Lusa/Fim
Edições do Dia
Boas leituras!