Secções
Entrar

Brexit: Projecto de lei para sair da UE publicado

26 de janeiro de 2017 às 13:51

O projecto de lei contém apenas duas cláusulas e 137 palavras. Será apresentado às duas câmaras do parlamento britânico para ser accionado antes do final de Março

O governo britânico publicou esta quinta-feira o projecto de lei que irá autorizar a primeira-ministra britânica, Theresa May, a accionar o processo da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), dossier conhecido comoBrexit.

"O povo britânico tomou a decisão de deixar a UE (...) por isso apresentamos hoje um projecto de lei no Parlamento que irá permitir-nos lançar formalmente o artigo 50.º [do Tratado de Lisboa) até ao final de Março", disse o ministro responsável pelas negociações da saída do Reino Unido, David Davis.

O projecto de lei será apresentado às duas câmaras do parlamento britânico - Câmara dos Comuns e Câmara dos Lordes - antes de receber o consentimento real antes da data limite de 31 de Março, segundo referiu o ministério responsável pelo processo num comunicado.

O executivo publicou o projecto de lei pouco tempo depois do anúncio de que os parlamentares terão cinco dias para debater e avaliar o texto que irá accionar a partida britânica do bloco europeu, indicou o jornal britânicoThe Guardian. De acordo com o jornal britânico, o projecto de lei contém apenas duas cláusulas e 137 palavras.

O diploma foi elaborado depois da deliberação de terça-feira do Supremo Tribunal do Reino Unido, que obrigou o Governo britânico a ter a aprovação do parlamento para iniciar os procedimentos de saída da União Europeia, decisão que foi considerada como uma derrota política para Theresa May.

O governo liderado pela conservadora Theresa May defende a competência exclusiva do executivo de Londres, mas essa posição foi contestada por cidadãos que argumentaram que "passar por cima" da Câmara dos Comuns colocava em causa direitos constitucionais.

O artigo 50.º, que nunca foi accionado antes, dá início ao processo formal de negociações de saída da UE, escolhida por 52% dos britânicos no referendo de 23 de Junho de 2016.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela