Secções
Entrar

Bombista de Manchester era conhecido dos serviços de segurança

24 de maio de 2017 às 09:08

A confirmação foi dada pela ministra do Interior britânica, que também criticou os EUA por divulgarem o nome de Salman Abedi

O autor do atentado suicida em Manchester, Salman Abedi, era "conhecido" dos serviços de segurança, disse hoje a ministra do Interior britânica, Amber Rudd.

"É alguém que eles [serviços secretos] conheciam", disse Amber Rudd à BBC, a propósito do autor do ataque, à saída do concerto da cantora americana Ariana Grande na Manchester Arena na noite de segunda-feira. Além disso, a ministra referiu que "parece provável" que não tenha agido sozinho. 

Salman Abedi, de 22 anos, nascido na área de Manchester, residia num apartamento de Fallowfield, no sul de Manchester.

Amber Rudd também referiu o desconforto do Reino Unido com os Estados Unidos da América. Antes de as autoridades britânicas terem confirmado a identidade do bombista suicida de Manchester, o seu nome foi veiculado pelo canal norte-americano CBS. A fonte era dos serviços secretos norte-americanos. Para Rudd, é "irritante" quando a informação é divulgada por outros países. Diz que reforçou aos EUA que tal não pode voltar a acontecer.

Questionada sobre se tal comprometera as operações anti-terrorismo, Rudd afirmou que não queria comentar o assunto. 

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela