Secções
Entrar

Bloco de Esquerda propõe indexar salários à taxa de inflação

Lusa 30 de junho de 2023 às 22:19

Mariana Mortágua sugeriu que o Governo coloque um limite às rendas e obrigue os bancos a renegociar os créditos.

A líder do Bloco de Esquerda propôs hoje, em Évora, a indexação dos salários à taxa de inflação e sugeriu que o Governo coloque um limite às rendas e obrigue os bancos a renegociar os créditos.

Paulo Novais/Lusa

Em declarações à agência Lusa, Mariana Mortágua explicou que "a hipocrisia" de António Costa, a que se referiu horas antes, está na "facilidade de criticar a senhora [Christine] Lagarde", enquanto, ao mesmo tempo, "não aumenta os salários" e frisou que essa "é a única solução para as pessoas não empobrecerem".

A líder do Bloco destacou ainda, durante uma visita à feira de São João, na capital do Alto Alentejo, que as palavras do primeiro-ministro foram proferidas "em Bruxelas, onde os salários são indexados à inflação e a inflação não está a subir por causa disso".

"Uma das formas de resolver isto é aumentar os salários [indexados] à inflação. Mas mesmo se aumentarmos os salários [indexados] à inflação, a inflação na habitação e nos juros é muito superior", afirmou Mariana Mortágua.

Por isso, prosseguiu, "a única forma de controlar isso é limitar as rendas".

"Isso significa colocar tetos às rendas nas várias cidades, nas várias localizações, e obrigar os bancos a renegociarem todos os créditos, mas às suas custas e com uma redução dos seus lucros, em vez de ser com o dinheiro dos contribuintes", sugeriu.

Ainda sobre as palavras de Christine Lagarde, esta semana, no fórum dos Bancos Centrais, em Sintra, Mariana Mortágua considerou que as mesmas "merecem o maior repúdio" e que a presidente do Banco Central Europeu (BCE) "faltou ao respeito aos portugueses".

"Faltou ao respeito a toda a gente que trabalha e apesar de trabalhar não consegue pagar uma casa porque o BCE andou a olhar para o lado enquanto os preços das casas subiam ao longo dos últimos 10 anos. Atacou a dignidade de todos aqueles que trabalham e cujo salário não dá para viver", comentou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela