Secções
Entrar

BE quer ouvir novamente Hernâni Dias no Assembleia da República

Lusa 06 de fevereiro de 2025 às 14:57

Joana Mortágua afirmou que continua sem saber "o que é que levou o ex-secretário de Estado a demitir-se e o que é que levou o primeiro-ministro a aceitar essa admissão".

O BE quer ouvir novamente o ex-secretário de Estado Hernâni Dias no parlamento depois de a Entidade para a Transparência ter contrariado o antigo governante quando afirmou ter o aval deste órgão para a constituição de duas empresas.

"Foi-nos respondido em comissão pelo ex-secretário de Estado, Hernâni Dias, de que teria obtido um parecer favorável da Entidade da Transparência. A Entidade da Transparência vem agora dizer que não deu esse parecer e nem sequer entende que tenha competência para dar esse tipo de pareceres de forma prévia. Parece-me que, intencionalmente ou não, o ex-secretário de Estado mentiu nos esclarecimentos que prestou à comissão e que, por essa mesma razão, vale a pena voltar a ouvir o ex-secretário de Estado", argumentou a deputada do BE Joana Mortágua.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, Joana Mortágua afirmou que continua sem saber "o que é que levou o ex-secretário de Estado a demitir-se e o que é que levou o primeiro-ministro a aceitar essa admissão".

"Se tem a ver ou não com uma violação do Código de Ética do Governo que prevê, precisamente, os casos em que há suspeitas razoáveis e sérias de conflitos de interesses. Parece que é isso que está aqui em causa", sustentou.

Para a deputada bloquista, o Governo "está a falhar em dar esclarecimentos cabais" sobre porque é que aceitou esta admissão, o ex-secretário de Estado "está a falhar em dizer a verdade" e o executivo "está a falhar em compreender que a lei dos solos que aprovou é uma lei suscetível e vulnerável a suspeitas deste tipo".

"É uma lei que permite criar fortunas imobiliárias e, portanto, uma lei redigida por um consultor que é um advogado que também é sócio de empresas imobiliárias, por um secretário de Estado que, entretanto, criou duas empresas imobiliárias. Acho que há dúvidas mais do que razoáveis sobre a quem serve esta lei", defendeu Joana Mortágua.

Uma vez que Hernâni Dias já não é governante, a sua presença no parlamento não é obrigatória e o parlamento enviará um convite para nova audição.

A Entidade para a Transparência rejeitou na quarta-feira que tenha dado qualquer aval ao antigo secretário de Estado Hernâni Dias antes da constituição de empresas, ao contrário do que tinha sido assegurado pelo ex-governante no parlamento.

Em resposta a um pedido de esclarecimento da Lusa sobre as declarações do ex-secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território no parlamento, a Entidade para a Transparência referiu que apenas foi contactada, por Hernâni Dias no passado dia 06 de janeiro, já depois de constituídas as empresas referidas do caso que levou à sua demissão.

Nessa comunicação à Entidade para a Transparência, Hernâni Dias referiu anteriores informações telefónicas prestadas pela entidade que o organismo também não confirma.

À mensagem de dia 06 de janeiro, explicou a entidade, "foi dado o tratamento interno, imprescindível para a posterior fiscalização das declarações únicas apresentadas". "Não originou, contudo, qualquer parecer remetido ao titular", acrescentou.

O organismo sublinhou ainda que não tem qualquer competência consultiva e precisou que qualquer incompatibilidade dos titulares de cargos políticos é aferida "no contexto da análise e fiscalização da declaração única".

Numa audição parlamentar na terça-feira, o ex-secretário de Estado rejeitou qualquer conflito de interesses na constituição das duas empresas, dizendo ter contactado previamente a Entidade para a Transparência para perceber se a sua posição como governante permitia essa atividade, tendo dito então que a resposta foi afirmativa, com algumas condições.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela