Secções
Entrar

BE: Catarina Martins pelo Porto. Mariana Mortágua por Lisboa

06 de julho de 2015 às 11:57

O bloco aprovou este domingo na reunião da Mesa Nacional as suas listas de candidatos a deputados para as próximas legislativas

A porta-voz do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vai encabeçar a lista de candidatos a deputados do partido pelo Porto, enquanto a deputada Mariana Mortágua será a primeira por Lisboa, seguida do líder parlamentar Pedro Filipe Soares.

 

Ausentes das listas ficarão Luís Fazenda, um dos fundadores do partido, a deputada Helena Pinto, que em 2011 concorreu por Lisboa, e Cecília Honório, que há quatro anos foi cabeça de lista por Faro.

 

O BE aprovou este domingo na reunião da Mesa Nacional, órgão máximo entre Convenções, as suas listas de candidatos a deputados para as próximas legislativas, que se realizarão entre Setembro e Outubro. Nesta reunião, aprovou igualmente o manifesto eleitoral, apresentado a 21 de Junho em Coimbra.

 

Na lista pelo círculo da capital (onde em 2011 o BE elegeu três deputados), o partido apresenta, depois de Mariana Mortágua e Pedro Filipe Soares, o dirigente nacional Jorge Costa.

 

Já no Porto, por onde elegeu há quatro anos dois parlamentares, José Soeiro será o número dois da lista encabeçada por Catarina Martins.

 

Joana Mortágua, um dos seis membros da comissão permanente do BE, será a cabeça de lista por Setúbal (em 2011 o BE elegeu por este círculo Mariana Aiveca, que agora será número um por Beja), enquanto o dirigente nacional Moisés Ferreira vai ser o número um por Aveiro (em 2011 este lugar foi de Pedro Filipe Soares) e o membro da mesa nacional João Vasconcelos liderará a lista por Faro (há quatro anos o BE também elegeu um deputado por este círculo).

 

O ex-líder parlamentar José Manuel Pureza volta a ser número um por Coimbra, onde há quatro anos falhou a eleição. Pedro Soares repete o lugar de cabeça de lista por Braga, onde em 2011 também não foi eleito.

 

O BE irá apresentar listas a todos os 22 círculos.

 

Os bloquistas aprovaram ainda uma proposta de resolução para a Mesa Nacional, onde o partido afirma que será "uma voz permanente da denúncia do assalto ao país pelos grandes interesses financeiros".

 

"Entramos no processo de pré-campanha para as eleições legislativas, mobilizando todos e todas que não aceitam a retórica de um país melhor em que as pessoas vivem pior", lê-se no documento.

 

A proposta de resolução refere ainda que o BE "reforçará o contacto com a população nos comícios de verão", e que vai promover como em anos anteriores, no último fim-de-semana de agosto, um "fórum de ideias socialismo 2015", que decorrerá no Porto.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela