Secções
Entrar

Autoridades estudam como remover baleia morta encalhada em praia no Algarve

20 de abril de 2021 às 11:54

"Vamos avaliar em conjunto com diversas entidades o que se vai fazer", afirmou à Lusa o capitão do Porto, precisando que o cetáceo "já está morto".

Uma baleia de grande dimensão está encalhada, morta, na praia de Santo António, em Vila Real de Santo António, estando as autoridades a analisar qual a melhor forma de a remover do local, disse o capitão do porto.

O cetáceo está encalhado ainda dentro de água e no local está uma equipa da Polícia Marítima, que recebeu o alerta por populares cerca das 09h00 e aguarda pelo apoio de outras entidades, como a autarquia, para definir como vai ser retirada a baleia, referiu o comandante Rui Vasconcelos Duarte.

"Vamos avaliar em conjunto com diversas entidades o que se vai fazer", afirmou à Lusa aquele responsável, precisando que o cetáceo "já está morto" e agora "tem que se decidir qual vai ser o destino a dar" ao animal e "a forma como vai ser retirado do local", na praia de Santo António, no distrito de Faro.

Questionado sobre se a baleia pode causar algum transtorno à navegação, a mesma fonte respondeu que "de momento, não".

Quando as autoridades receberam o alerta, a baleia encontrava-se a várias dezenas de metros da linha de água, mas a maré estava cheia, tendo a preia-mar sido às 09h00.

A próxima preia-mar está prevista para cerca das 21h30 e a baixa-mar para perto das 15h30.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela