Secções
Entrar

Autárquicas: Candidato do Chega! a Caminha entregou listas eleitorais no sítio errado

04 de agosto de 2021 às 17:43

Funcionária da câmara recebeu documentação e "passou recibo". Depois de o erro ter sido detetado e ter sido visitada pela dirigente do Chega!, "não só não assumiu o erro como não se mostrou preocupada com a possível queixa".

O candidato do Chega! à Câmara Municipal de Caminha entregou as listas de candidatura às eleições autárquicas de setembro nos serviços da autarquia e não no Tribunal, como é exigido por lei, confirmou hoje à Lusa fonte do partido.

Em declarações à Lusa, a presidente da mesa da Assembleia Geral da Distrital do Chega! de Viana do Castelo, Elsa Abreu, esclareceu que o partido vai apresentar queixa na Comissão Nacional de Eleições porque quando o candidato, Carlos Gomes Pinto, deixou os referidos documentos no Balcão do Serviço de Atendimento da câmara de Caminha "a funcionária que recebeu os documentos não informou que ali era o sítio errado".

De acordo com a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, a apresentação de candidaturas deve ser feita até ao 55.º dia anterior ao dia da eleição perante o juiz do juízo local cível, sendo que a não entrega das listas com os nomes dos candidatos dentro do prazo estabelecido inviabiliza a candidatura.

"A entrega foi feita da sexta-feira na câmara e a funcionária reteve a documentação e não informou que ali era o sítio errado. Aliás, passou mesmo um recibo a dizer que lhe foi entregue toda a documentação", adiantou Elsa Abreu.

A dirigente do Chega! explicou que após o erro ter sido detetado se dirigiu ao mesmo balcão e que "a mesma funcionária não só não assumiu o erro como não se mostrou preocupada com a possível queixa".

"Vamos apresentar queixa junto da Comissão Nacional de Eleições, claro está", adiantou.

À Lusa, fonte da autarquia confirmou que "no dia 30 de Julho deu entrada no balcão do Serviço de Atendimento um conjunto de documentos com o timbre do Chega!, sem identificação da pessoa ou instituição à qual se dirigia, que foram rececionados pela funcionária municipal que estava de turno".

A mesma fonte esclareceu que "a mesma funcionária foi interpelada por dois cidadãos que se identificaram como representantes do Chega!, que se mostraram indignados por a referida documentação não ter sido encaminhada para o Tribunal Judicial da Comarca de Caminha".

Em 2017 o PS venceu as eleições autárquicas com 53,15% dos votos, seguindo-se o PSD (39,4% dos votos), a CDU (2,78%) e o CDS-PP (1,29%).

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela