Arcos de Valdevez: 20 pessoas retidas pelo fogo em Várzea
Um incêndio de "grandes dimensões" levou as aldeias de Paradela e de Várzea, em Arcos de Valdevez a serem evacuada
A aldeia de Paradela e de Várzea, em Arcos de Valdevez, estão a ser evacuadas por causa de um incêndio de "grandes dimensões". A situação em Paradela já está controlada, mas, segundo a protecção civil municipal de Arcos de Valdevez, "alguns habitantes de Várzea e a GNR ficaram retidos porque o fogo tomou conta da estrada de acesso aquele lugar".
Apesar da situação em Paradela, junto ao Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), já estar controlada, o comando dos Bombeiros de Arco de Valdevez, Delfim Mota, disse à SIC Notícias que não há condições para as pessoas voltarem às suas casas. Não há registo de feridos, mas o comandante disse que várias pessoas tiveram que ser assistidas por anilarem fumo.
As chamas deflagraram às 09:08 em zona de povoamento florestal. Delfim Mota acrescentou que o vento forte e a alta temperatura tornam "um pequeno incêndio num incêndio de grandes dimensões". O comandante afirmou que há "falta de meios aéreos". O vereador da protecção civil municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves, disse à Lusa que na área do Parque Peneda Gerês (PNPG) "morreram animais", sem especificar a quantidade e "alguns habitantes daquele lugar estiveram em risco de vida por terem ficado cercados pelas chamas".
Em Várzea, cerca de vinte habitantes e militares da GNR estão retidos naquele povoado devido a um incêndio florestal, disse o vereador da Proteção Civil. Em declarações à agência Lusa, Olegário Gonçalves referiu que "os habitantes e a GNR ficaram retidos porque o fogo tomou conta da estrada de acesso aquele lugar". "Estão à espera da primeira oportunidade para poderem sair", acrescentou.
Edições do Dia
Boas leituras!