Secções
Entrar

Alemanha vence Taça das Confederações

02 de julho de 2017 às 20:56

Bastou aos alemães marcar um golo ao Chile. É a primeira vitória da Alemanha na competição


A Alemanha, campeã do mundo em título, juntou pela primeira vez ao seu historial a Taça das Confederações, ao bater na final o Chile por 1-0, com o golo a nascer de uma falha grave da defesa 'roja'.

1 de 9
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Portugal acabou por não ter ocasião de defrontar a Alemanha - fora eliminado nas 'meias' pelo Chile e hoje, para o terceiro lugar, impôs-se ao México.

Mais uma vez, a 'Mannschaft', mesmo com a sua seleção de reserva - poucos titulares habituais jogaram -, voltou a praticar um futebol engenhoso, rigoroso e calmo, a explorar os erros de um adversário talentoso, mas por demais nervoso.

Um erro grosseiro de Marcelo Díaz, aos 20 minutos, acabou por decidir a noite, curiosamente depois de uma perdida de Alexis. Werner desarmou o desorientado defesa chileno e, ante um aflito Claudio Bravo, limitou-se a dar par Stindl, que rematou para a baliza vazia.

O Chile estava mais pressionante, com uma linha de ataque alargada e assim continuou, tanto mais que agora precisava mesmo de marcar. Passou por alguns minutos de desorientação, mas recuperou alma.

Como tem sido seu timbre, a Alemanha era complicadíssima no contra-ataque e criava ocasiões para ampliar, por Werner, Goretzka e Draxler.

Após o intervalo, a tendência do jogo manteve-se, mas agora com a 'mannschaft' a pressionar mais acima no terreno.

Nem dez minutos se passaram e o treinador Pizzi decidiu-se por alterações, agora com Leonardo Valencia a ser o homem com que se contava para orientar o meio campo.

O jogo endureceu e o árbitro perdoou um cartão vermelho a Gonzalo Jara, por cotovelada sobre Werner. Decididamente, a segunda parte já não tinha a qualidade da primeira.

O Chile deu o tudo por tudo para os últimos 20 minutos, com novas vagas de assalto à defesa germânica, que continuava fria e acertada. A grande oportunidade seria uma jogada de Alexis Sanchez, com os chilenos a pedirem penálti na jogada.

Destaque ainda para um remate 'para as nuvens' de Sagal e para um livre direto de Alexis Sanchez, a dar oportunidade a Ter Stegen para brilhar na baliza.

Muito lutou o Chile, a exemplo do que fez na final da Copa América contra a Argentina de Messi, mas agora contra a afinada Alemanha 'B' - com vários elementos a darem tudo nesta oportunidade - isso não chegou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela