Secções
Entrar

Aguiar da Beira: GNR mantém o mesmo dispositivo apesar das críticas

20 de outubro de 2016 às 08:48

A GNR mantém o mesmo dispositivo das últimas horas no terreno para tentar deter o suspeito dos assassínios de Aguiar da Beira, com a preocupação de "garantir a segurança das populações"

O responsável das Relações Públicas da GNR, major Mário Cruz, adiantou à agência Lusa que se "mantém o mesmo dispositivo que está a realizar acções de patrulhamento para localizar o presumível homicida", acrescentando que estas se estendem até Vila Real.

Neste momento, o objectivo da GNR é o de "garantir a segurança das populações" para que "não se sintam inseguras" com os acontecimentos dos últimos dias.

"Entendemos que a população esteja preocupada com esta situação", declarou.

A operação envolve também elementos da Polícia Judiciária (PJ), responsável pela investigação do caso, uma vez que houve mortes e uso de armas de fogo.

A actuação da GNR tem sido criticada. Segundo oDiário de Notícias, altos quadros da PJ, PSP e também da GNR apontam para a descoordenação da operação. A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa está preocupada com a demora na captura do suspeito. "Diariamente a sra. ministra tem telefonado à PJ para colocar à disposição todos os meios e recursos das polícias sob a sua tutela", disse fonte do seu gabinete. 

Pedro Dias, o homem suspeito de matar um militar e um civil, em Aguiar da Beira, distrito da Guarda, além de ter causado ferimentos a outras duas pessoas, uma delas também militar da GNR, tem sido procurado pela GNR e pela Polícia Judiciária desde o dia 11, data dos primeiros acontecimentos.

Na fuga, o homem terá sido já localizado em Arouca, distrito de Aveiro, de onde será natural, e na zona de São Pedro do Sul, onde um militar da GNR se terá baleado a si próprio, numa queda.

No domingo, uma patrulha da GNR também terá localizado o suspeito, em Vila Real, mas o homem acabou por conseguir novamente fugir.

Na segunda-feira, ao final da tarde, junto à aldeia de Carro Queimado, naquele concelho transmontano, foi encontrada a viatura que o homem terá roubado em Arouca para se deslocar até Vila Real. Em Arouca, o homem também terá sequestrado duas pessoas, causando-lhes igualmente alguns ferimentos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela