Adepto inglês entre a vida e a morte após confrontos em Marselha
Um adepto inglês foi hospitalizado em estado grave, na sequência dos incidentes no centro da cidade de Marselha entre adeptos da selecção da Inglaterra, apoiantes da Rússia e cidadãos franceses
As cenas de hooliganismo têm sido o aspecto negativo dos primeiros dias do Campeonato da Europa, em França. Um adepto inglês foi hospitalizado em estado grave e outras 19 pessoas ficaram feridas, na sequência dos incidentes no centro da cidade de Marselha, antes do jogo Inglaterra-Rússia. O prefeito da polícia local Laurent Nunez acrescentou que o é reservado. Segundo as autoridades, o adepto inglês estava entre a vida e a morte depois de ter sido agredido "com barras de ferro.
"A polícia interveio nos confrontos entre adeptos ingleses, russos e franceses", disse Laurent Nunez, chefe local da polícia, que teve de dispersar os apoiantes das duas selecções e cidadãos franceses pelo terceiro dia consecutivo.
O jogo começou apenas às 20h00 deste sábado (em Lisboa), mas as cenas de guerrilha urbana sucedem-se desde quinta-feira à noite na zona do Vieux-Port, entre desordeiros fortemente alcoolizados.
Já durante esta tarde, as forças de segurança francesas intervieram para pôr fim à violência, mas acabaram por se confrontar com os adeptos ingleses e russos e cidadãos russos. As forças de segurança francesas lançaram granadas de gás lacrimogéneo e utilizaram cães para dispersar pequenos grupos de desordeiros. Na sexta-feira, as autoridades detiveram sete pessoas.
A UEFA, responsável pela organização do Euro-2016, "condenou firmemente" os "incidentes em Marselha", denunciando "actos de violência de pessoas que não tem lugar no futebol".
Edições do Dia
Boas leituras!