Secções
Entrar

Acusado de plágio, Japão não vai usar logo dos Jogos Olímpicos 2020

01 de setembro de 2015 às 11:05

É o que avança a imprensa nipónica. Foi apresentada uma queixa na justiça belga

O Japão vai deixar de usar o polémico logótipo desenhado para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, na sequência das acusações de plágio imputadas ao seu criador, noticia hoje a imprensa nipónica.

O logótipo olímpico oficial de Tóquio2020, desenhado por Kenjiro Sano, está rodeado de polémica desde finais de Julho, poucos dias antes da sua apresentação, altura em que o belga Olivier Debie acusou o desenho de ser plagiado.

Debie diz que o logótipo nipónico é demasiado semelhante ao que criou em 2013 para o teatro de Liège, razão pela qual apresentou uma queixa perante a justiça belga, acusando Sano de plágio.


A organização dos Jogos Olímpicos de 2020 adoptou até agora o emblema criado por Sano, mostrando inclusivamente o esboço inicial do desenho, numa tentativa de afastar qualquer acusação de plágio.

No entanto, as dúvidas voltaram a afectar o logótipo pelas suas parecenças com outro criado pelo falecido desenhador alemão Jan Tschichold.

O comité organizador de Tóquio2020 deve anunciar brevemente a decisão de abandonar o logótipo oficial, depois da reunião de emergência convocada para hoje.

Além do logótipo, o país asiático descartou em Julho o projecto original do novo Estádio Olímpico, criado pela arquitecta Zaha Hadid, na sequência das críticas recebidas pela sua magnitude e custo excessivo, correndo agora contra o tempo para aprovar um projecto menos dispendioso.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela