Secções
Entrar

Aceite denúncia de corrupção contra ex-ministro de Lula

14 de agosto de 2018 às 10:32

Guido Mantega era um dos homens mais influentes dos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff.

Um tribunal brasileiro aceitou a denúncia de corrupção apresentada pelo Ministério Público contra o ex-ministro Guido Mantega, um dos homens mais influentes dos governos de Lula da Silva e de Dilma Rousseff, informaram fontes oficiais na segunda-feira.

1 de 2
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

O juiz Sergio Moro, que é responsável pela operação Lava Jato que investiga o grande escândalo de corrupção que envolve políticos e a empresa petrolífera estatal Petrobras, aceitou a denúncia apresentada na sexta-feira, pelo que Mantega deverá responder pelos crimes de corrupção activa e passiva e lavagem de dinheiro.

Ao mesmo tempo, Moro rejeitou o pedido dos procuradores de incluir na denúncia o ex-ministro das Finanças do primeiro Governo de Lula, Antonio Palocci.

Segundo o juiz, apesar da acusação de que Palocci teria tido participação nesses actos, não existem provas suficientes contra ele.

Mantega e Palocci foram acusados d?e "beneficiar directamente" a Odebrecht e outras empresas do grupo, como a petroquímica Braskem, em troca de subornos milionários.

Segundo a investigação, Marcelo Odebrecht, com a ajuda de outros executivos empresa fez "propostas impróprias" aos dois ex-ministros das Finanças "a fim de influenciar" a elaboração de decretos em matéria fiscal e tributária.

De acordo com a acusação, o valor dos subornos prometidos atingiu rondam os 11,4 milhões de euros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela