Secções
Entrar

80% dos jovens já bloquearam alguém na Internet

21 de janeiro de 2016 às 10:27

Estudo revela que metade dos inquiridos partilharia a sua password com outras pessoas

Um inquérito realizado em Portugal refere que 80% dos jovens já bloquearam alguém na internet, quase todos consideram incorrecto publicar fotos embaraçosas e 75% pediriam ajuda se fossem incomodados, conclusões em que se baseia uma nova campanha.

A iniciativa, com o título Pensa Antes de Partilhar, que hoje é lançada em Lisboa pela rede social e pela plataformaMiudosSegurosNa.Net, vai orientar os jovens, os pais e os educadores acerca da forma de melhorar a sua protecção e segurançaonline, ou seja, em ambientes digitais, e inclui um guia.

O estudo Os Jovens Portugueses e o uso das plataformas sociais na Internet, que analisa os hábitos e comportamentos de mil jovens entre os 14 e os 18 anos, foi realizado pela Netsonda, a pedido do Facebook.

Revela que os mais novos acedem à internet maioritariamente através do telemóvel (85%) e dotablet(64%) e são mais activos à medida que crescem, com o grupo dos 17 e 18 anos a ter uma média de 3,5 contas em plataformas sociais.

São 5% os jovens inquiridos que reconhecem ter enfrentado situações incómodas em alguma das plataformas sociais no último ano e, destes, 1,5% consideraram ser um problema sério.

Em caso de problemas, a primeira opção dos jovens seria pedir ajuda, com os pais no topo das preferências, seguindo-se os amigos e depois as autoridades.

Apesar de apenas 34% dos jovens assumirem que receberam informação sobre as ferramentas de privacidade (22% dos pais, 10% de outras pessoas e somente 2% dos professores), este tema é do seu interesse e 80% dos inquiridos disseram já ter utilizado a configuração de privacidade para bloquear alguém, percentagem que é mais elevada entre as raparigas, com 85%.

No que diz respeito à partilha de senhas (passwords), metade afirma que nunca as partilharia e a outra metade partilharia com os pais, com o melhor amigo ou com o namorado ou namorada.

Quando se trata da partilha de fotografias, a quase totalidade dos inquiridos (94%) considera não ser correcto publicar uma foto negativa ou embaraçosa de alguém e 69% acha que o correto é perguntar sempre antes de publicar imagens de outras pessoas, mesmo que sejam boas.

Se recebessem comentários desagradáveis, 72% tentaria resolver o problema sozinho, contactando o autor, e 50% pediria ajuda, tendo o inquérito revelado que mais de metade dos jovens já alguma vez pediu a alguém que apagasse um conteúdo sobre si.

No guiaPensa Antes de Partilhar, é disponibilizada informação com conselhos sobre como cuidar da privacidade, como e quando partilhar as suas publicações, o que fazer perante conteúdos enviados pelos amigos e como tomar a decisão sobre partilhar ou não.

Em caso de partilha de algo inadequado, o guia refere conselhos para lidar com o problema e solucioná-lo, e alerta que as senhas "não são um elemento de socialização e não devem ser partilhadas com ninguém".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela