Sábado – Pense por si

PASSATEMPOS

Descubra os novos desafios da SÁBADO

JOGAR ›

"Vestido da vingança" da princesa Diana, usado quando Carlos revelou a sua infidelidade, vai a leilão

As mais lidas

Casa de leilões espera vendê-lo com um preço estimado entre os 128 mil euros e os 256 mil euros.

O vestido que a princesa Diana usou numa noite de setembro de 1994 numa festa em Londres, horas depois da exibição de um documentário no qual o então príncipe Carlos admitiu ter sido infiel, vai ser leiloado. Apelidado de "vestido da vingança" pelos meios de comunicação social, trata-se de um vestido preto feito pela estilista Christina Stambolian. Ficou tão conhecido que possuiu até uma página na sobre ele.

Princesa Diana
Princesa Diana AP / AP

A peça vai a leilão a 9 de dezembro e a casa de leilões Sotheby's espera vendê-lo com um preço estimado entre as 110 mil libras e as 220 mil libras  (128 mil euros e 256 mil euros). Antes disso, ainda este mês, estará em exibição na casa de leilões de Londres. Segue depois para Hong Kong, Genebra e Nova Iorque, onde será vendido.

Esta é a primeira vez, desde 1997, que uma peça de roupa de Diana vai a leilão. Naquele ano foram vendidos 79 vestidos da princesa para arrecadar dinheiro para instituições de caridade.

 "Vestido da vingança" da princesa Diana "Vestido da vingança" da princesa Diana AP Photo/File

Morgane Halimi, responsável pela área de malas e moda da Sotheby's, considera que este vestido destaca-se além do seu design, uma vez que transmite uma mensagem.

"A princesa Diana transformou o vestido numa das mensagens mais poderosas que já transmitiu, durante um dos episódios mais emocionalmente carregados da sua vida", disse citada pelo jornal . "O vestido ocupa um lugar único na história da moda porque representa um daqueles raríssimos momentos em que uma peça transcende a moda para se tornar parte da história da cultura."

Nesse dia, a princesa Diana fez uma mudança de roupa de última hora para o jantar e escolheu esse vestido da estilista grega Christina Stambolian, que combinou com uma joia real, uma carteira preta e sapatos de salto alto pretos.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que uma peça de roupa de Diana, que morreu num acidente de carro, vai a leilão. O Jaguar XJ40 clássico que a levou até ao evento já tinha sido vendido em leilão, no início deste ano, por 66.250 libras (77.146 euros). A camisola de fato de treino de Diana, que apresentava uma ovelha preta entre várias ovelhas brancas, também já tinha sido vendida em 2023 e o preço chegou mesmo às 920 mil libras, num leilão da Sotheby's em Nova Iorque.

Artigos Relacionados