Sábado – Pense por si

Isabel II bate recorde da tetravó

Sónia Bento
Sónia Bento 09 de setembro de 2015 às 11:59

A Rainha de Inglaterra torna-se hoje a monarca que está há mais tempo no trono

Esta quarta-feira, dia 9, celebra-se mais uma data na história da monarquia do Reino Unido. A Rainha Isabel II cumpre 63 anos, 7 meses e três dias no trono, batendo o recorde da longevidade de reinado à Rainha Vitória, sua tetravó. Separadas por quase um século, Isabel e Vitória partilham não só o recorde de permanência no trono como de enorme popularidade. São muitas as semelhanças entre estas duas mulheres que reinaram em diferentes períodos da história. No passado mês de Janeiro, Isabel II batera outro recorde. Com a morte do Rei da Arábia Saudita, Abdullah bin Abdul Aziz, aos 90 anos, a Rainha de Inglaterra passou a ser a monarca mais velha do mundo, com 89 anos. Abdicar do trono? Ela nem quer ouvir falar disso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.