Sábado – Pense por si

Há quatro meses em festa, multimilionário Anant Ambani casa esta sexta-feira

A festa do casamento entre duas das famílias mais ricas da Índia já começou. Anant Ambani e Radhika Merchant casam depois de festas luxuosas que incluiram atuações de celebridades como Rihanna e Justin Bieber.

Um dos casamentos mais luxuosos de sempre está à porta. A cerimónia que vai unir Anant Ambani e Radhika Merchant  é esta sexta-feira, mas foi antecedida por quatro meses de eventos exuberantes. Desde trajes glamorosos, joias, a decorações de contos de fadas e espetáculos com estrelas indianas e globais. No dia da festa, o que esperar da cerimónia de casamento entre o filho mais novo do presidente da Reliance Industries, Mukesh Ambani, e a filha dos magnatas farmacêuticos Viren e Shaila Merchant. 

Com um vasto império empresarial, que abrange desde petróleo, telecomunicações, produtos químicos, tecnologia, moda até alimentos, a família Ambani é considerada a mais poderosa da Índia e as suas vidas são alvo da atenção popular. A fortuna pessoal do Mukesh Ambani é estimada em 105 mil milhões de euros. O filho Anant, de 29 anos, também já tem presença nos negócios e ocupa um cargo no conselho de diretores da Reliance Industries.

Sobejamente conhecidos na Índia, os Ambani só começaram a ser notícia um pouco por todo o mundo graças às festas dos últimos meses de celebração pré-casamento. As celebrações realizaram-se na cidade natal da família, Jamnagar, no estado ocidental de Gujarat, que também é o local da refinaria de petróleo dos Ambani, a maior do mundo. Cerca de 1.200 convidados compareceram, incluindo Mark Zuckerberg, dono da Meta, e Bill Gates, da Microsoft

O jantar aconteceu numa estufa construída para a ocasião, a lembrar a Palm House, um edifício cristalino de estilo vitoriano localizado no Brooklyn Botanic Garden, o local favorito da mãe da noiva quando ela era estudante universitária em Nova York. Dezenas de chefs serviram cerca de 2.000 pratos, de todo o mundo. A festa contou ainda com a atuação de Rihanna, que se tornou viral com os vídeos da família Ambani a dançar com a cantora em palco. 

Havia também um manual de 10 páginas sobre o código de vestuário para os eventos, que incluía um tema de "febre da selva" para a visita a um santuário de animais que pertence à família, seguido por uma "festa em casa" com o tema Moulin Rouge, realizada no amplo terreno da residência, revela a BBC. Durante as festividades, os hóspedes ficaram alojados em tendas de luxo, com maquilhadores e estilistas pessoais a seu serviço.

A futura noiva usou uma série de trajes especialmente criados para as festas, incluindo duas lehngas (longas saias de seda para noivas) uma cravejada com 20.000 cristais Swarovski e outra que levou 5.700 horas a ser feita, e uma versão rosa de um vestido Versace que atriz Blake Lively usou no Met Gala de 2022.

O noivo usou principalmente roupas Dolce & Gabbana e um relógio de pulso Richard Mille, avaliado em cerca de 1,3 milhões de euros. Um vídeo viral de Zuckerberg e a sua mulher Priscilla Chan a olhar boquiabertos para o relógio tornou-se viral na Índia.

A última noite do evento de três dias, que terminou com uma chuva de confetis, fogos de artifício e um show de luzes, deixou em aberto o que poderiam ser as futuras celebrações.

Em junho, o casal levou as celebrações pré-casamento para terras italianas, num cruzeiro de luxo ao longo do Mar Tirreno até o Mediterrâneo francês. Pararam em Roma, Portofino, Génova e Cannes para festas noturnas que, segundo relatos, geraram reclamações por parte da população local.

Desta vez, a música esteve a cargo da boysband dos anos 1990 Backstreet Boys, da cantora Katy Perry e do tenor italiano Andrea Bocelli.

Esta semana, a festa começou na casa da família em Mumbai, com uma atuação de Justin Bieber, que chegou às redes sociais com vários vídeos do cantor onde se pode ver a noiva, Radhika Merchant, com amigas. Esta festa ficou avaliada em nove milhões de euros.

A extravagância das celebrações mostra que este pode vir a superar outros casamentos da família que já tinham sido notícia pelos custos envolvidos. Estima-se que pode custar entre €120 milhões a €143 milhões no casamento e para a festa de hoje há especulações de que Adele poderá atuar.

Artigos Relacionados
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.