Secções
Entrar

Carlos III quer aproximar-se de Harry, mas...

Sónia Bento 23 de setembro de 2025 às 15:57

...o príncipe William não aceita. Especialistas em realeza garantem que o Rei está “cansado da intransigência” do filho mais velho

Depois de 19 meses sem se verem, o Rei Carlos de Inglaterra e o príncipe Harry – que deixou a família real, em janeiro de 2020, e mudou-se com a mulher, Meghan Markle, para a Califórnia – encontraram-se, no passado dia 10, na Clarence House, em Londres, numa reunião que apenas 54 minutos. Há meses que a imprensa britânica e internacional especula sobre a aproximação entre o monarca, de 76 anos, e o filho rebelde, de 41, sobretudo depois de a casa real ter anunciado que o rei estava em tratamento contra um cancro, em fevereiro de 2024.
Realeza junta-se para cerimónia: Carlos III, William, Harry, Camilla e Meghan
Segundo o The Times, fontes do palácio de Buckingham esclareceram que “a ideia de que Harry possa voltar a ter uma função mais formal está muito longe da realidade. Carlos defende a decisão da falecida mãe, a Rainha Isabel II, de que os membros da família real não podem ter funções públicas a meio tempo”.

William não perdoa

O clima entre pai e filho mantém-se tenso, apesar dos sinais de reconciliação. Mas o processo está longe de ser simples, já que William, príncipe de Gales e herdeiro do trono, continua “furioso” com as tentativas do irmão de o “ofuscar” nos eventos públicos, onde tem sido recebido de forma calorosa. Continua a dizer que Harry é um “traidor” e que não lhe perdoa pelas revelações feitas na autobiografia, Spare, e nas entrevistas explosivas que deu desde que saiu da família real. Para Tina Brown, biógrafa real, ex-editora da Tatler, Vanity Fair e The New Yorker e amiga da princesa Diana, Carlos III “sente desesperadamente a falta” do filho mais novo e deseja reaproximar-se dele. E acrescenta que quem está a ser uma força de bloqueio a essa reconciliação é William que está a ter “um colapso nervoso” por causa do encontro de Harry com o pai e da popularidade do irmão no Reino Unido. Brown diz ainda saber que o Rei está “cansado da intransigência” do filho mais velho. “Ele quer voltar a abraçar Harry — se ele conseguir manter-se calmo”. Numa entrevista à BBC, em maio, Harry falou na possibilidade de reconciliação: “Alguns membros da minha família não me vão perdoar por ter escrito um livro e nunca me perdoarão por muitas outras coisas, mas gostaria muito de me reconciliar com a minha família. Se eles não querem… Não faz sentido continua em guerra, a vida é preciosa”.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela