Secções
Entrar

Annie Leibovitz fotografou os reis de Espanha. Retratos custaram €137 mil

Luana Augusto 26 de novembro de 2024 às 20:32

O trabalho só agora divulgado foi começado em fevereiro. Imagens foram pedidas e pagas pelo Banco de Espanha.

Cada novo retrato de Annie Leibovitz demora cerca de nove meses a ser finalizado e aguarda-se como se se tratasse da chegada de um bebé famoso. Assim descreve o jornalEl País o trabalho da fotógrafa norte-americana, considerada a mais importante e bem paga do mundo, e que fez agora os retratos dos reis de Espanha, Felipe VI e Letizia. 

REUTERS/Susana Vera

O díptico revelado esta terça-feira, 26, foi realizado a 7 de fevereiro no Palácio Real de Madrid e a sessão para o conseguir "durou quase cinco horas, desde as onze da manhã até às cinco da tarde", segundo a conservadora do Banco de Espanha citada pelo El País. A encomenda custou 137 mil euros e fará com que os reis figurem na galeria do banco, onde até agora os retratos dos monarcas eram pintados a óleo. 

A fotógrafa queria que os reis se apresentassem com roupas de gala. Felipe VI posou com o uniforme de capital-general de Exército, enquanto Letizia se apresentou com um vestido preto e uma capa vermelha. O El País descreve os retratos como o "rei" e a "estrela de Hollywood".

Os reis, que completaram este ano 20 anos de casamento e 10 de reinado, costumam controlar a sua imagem neste tipo de projetos, mas neste caso, uma vez que foi o Banco de Espanha que encomendou o trabalho, as decisões couberam à própria Annie Leibovitz. 

"O artista teve liberdade absoluta, desde a escolha do cenário até à roupa", explicou Yolanda Romero Gómez, historiadora de arte e chefe de tutela e património do Banco de Espanha, durante a apresentação dos retratos.

Annie Leibovitz é conhecida por captar celebridades em momentos íntimos. Aconteceu, por exemplo, quando fotografou o cantor John Lennon com a ativista e cantora japonesa Yoko Ono, horas antes de o músico dos Beatles ter sido assassinado em 1980.

Além disso, convenceu Demi Moore a posar sem roupa e grávida de sete meses para a capa da revista Vanity Fair, colocou a atriz e humorista Whoopi Goldberg numa banheira cheia de leite e captou o ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, sentado num carro. 

1 de 2
Foto: Reuters
Foto: Associated Press
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela