Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto

Vânia está há 7 anos na Síria: “Senhor ministro salve as minhas meninas”

Há quase sete anos que Delfina Lopes luta para retirar Vânia Lopes e as suas duas filhas, de 8 e 7 anos, de um campo de detenção na Síria. À SÁBADO garante que estava tudo tratado com o anterior governo para as trazer para Portugal mas que o atual executivo parou o processo. O Ministério dos Negócios Estrangeiros liderado por Paulo Rangel desmente esta versão e garante que o caso está a ser acompanhado.

 União de Facto: IA made in Europe?

IA made in Europe?

Esta semana Catarina Caria conversa com a eurodeputada pelo PSD, Vânia Neto, e o eurodeputado pelo PS, Carlos Zorrinho, sobre os desafios dos avanços tecnológicos e energéticos na Europa.
Nuno Tiago Pinto

Vânia está há seis anos presa na Síria

A portuguesa está desde 2018 no campo de Roj com as duas filhas. A sua mãe, Delfina, interpôs uma ação para obrigar o Estado a trazê-la e às crianças para Portugal. O Tribunal Administrativo indeferiu o pedido por falta de legitimidade.

Lucília Galha

Primeira Pessoa: "O Santiago nasceu morto e eu não soube”

Vânia Casanova, 34 anos, só estava de 24 semanas e dois dias quando entrou em trabalho de parto. Não ouviu o filho chorar porque ele teve de ser reanimado à nascença – só pesava 610 gramas. Tinha tudo para não ser viável, mas sobreviveu sem nenhuma sequela.

CofinaEditor_2020-05-01_19_35.558389054.mp4

Casal reencontra filho após cinco semanas de luta contra a covid-19

Ricardo Soares e Vânia Mendes tiveram que deixar o filho de três anos com uma tia enquanto recuperavam da infeção provocada pelo novo coronavírus. Durante um mês e meio, contactaram com Salvador por videoconferência. O fotógrafo que ia registar o casamento - entretanto adiado - fotografou o momento do abraço.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h