Não haverá voto em mobilidade nas Presidenciais de 2026
A CNE informa que haverá voto antecipado, que se realiza a 11 de janeiro, uma semana antes.
A CNE informa que haverá voto antecipado, que se realiza a 11 de janeiro, uma semana antes.
Presidente da República quer compensar o facto de não ter ali estado durante a sua última visita aos Açores.
Nem todos os eleitores poderão votar antecipadamente ou em mobilidade nas autárquicas, estando este direito reservado a pequenos grupos. À SÁBADO o politólogo Marco Lisi revela qual o impacto que estas restrições poderão ter nas eleições.
A votação antecipada por motivos profissionais pode ser feita entre 2 e 7 de outubro na Câmara Municipal do município onde o eleitor está recenseado.
O líder do Executivo sublinhou ainda a importância do voto antecipado como forma de combater a abstenção, enaltecendo essa possibilidade como um contributo positivo para a participação cívica.
Este domingo mais de 10 milhões de portugueses no território nacional e no estrangeiro deslocam-se às urnas para elegerem um novo parlamento pela segunda vez num ano.
A sua newsletter de segunda-feira.
Em declarações aos jornalistas depois de votar antecipadamente na Câmara de Vila Real de Santo António, Faro, Marcelo Rebelo de Sousa frisou que nos seis meses seguintes à convocação de eleições legislativas não é possível haver novas eleições.
O voto em mobilidade realiza-se no domingo, 11 de maio, uma semana antes das eleições, em qualquer município do Continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
Para o fazer, o eleitor tem que comunicar a sua intenção entre hoje e 08 de maio através de meio eletrónico em www.votoantecipado.pt ou por via postal, dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.
O primeiro-ministro fez o segundo balanço ao País na sequência do apagão que afetou Portugal e Espanha, na terça-feira. Vai ser criada uma comissão técnica independente à resposta nacional e um pedido aos reguladores.
Segundo uma notícia divulgada pelo Expresso na quinta-feira, os nomes de três fundadores do BE - Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda - estão a ser pensados para encabeçar listas nas legislativas de maio.
A campanha eleitoral inicia-se a 4 de maio e termina a 16 de maio, com as eleições legislativas a decorrerem no dia 18, confirmou a Comissão Nacional de Eleições.
Os 10 votos do estado no colégio eleitoral estão a ser disputados pelos dois candidatos até ao último momento. Os responsáveis locais acreditam que quem vencer o Wisconsin será o próximo presidente dos Estados Unidos.
Para Marta Temido "é importante continuar a insistir" que os portugueses "podem votar em qualquer mesa de voto hoje, bastando levar o cartão do cidadão".