
PS promete eliminar todas as portagens nas antigas SCUT do interior e Algarve
"Nós fizemos uma maldade a grande parte do território. Não tínhamos esse direito", considerou Pedro Nuno Santos.
"Nós fizemos uma maldade a grande parte do território. Não tínhamos esse direito", considerou Pedro Nuno Santos.
Das pensões ao preço dos alimentos, saiba onde vai gastar e poupar mais dinheiro já no próximo ano.
Anúncio foi feito esta quarta-feira pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. As portagens deverão ser reduzidas em 30% para veículos ligeiros.
Ana Abrunhosa sublinhou que a prioridade deve ser o incentivo à utilização de transportes coletivos e elétricos.
O Governo anunciou no passado dia 28 de setembro que os veículos de classe 1 vão beneficiar de uma redução de 30% nas portagens em algumas ex-SCUT (Portagens Sem Custos para o Utilizador), entre as quais a A22, A23 e A24, a partir de janeiro.
Segundo a ministra, os descontos vão entrar em vigor em janeiro de 2024 e aplicam-se aos veículos de classe 1, 2, 3 e 4.
"Hoje, não tenho nada em concreto para dizer sobre esse tema", declarou João Galamba em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, tendo ao seu lado a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial garante que, mesmo sem orçamento, os descontos na taxa de portagem das autoestradas ex-SCUT vão continuar no próximo ano.
Os descontos atualmente destinados aos veículos de transporte de mercadorias serão atualizados e alargados aos veículos de transporte de passageiros.
O grupo espanhol acordou vender ao fundo DIF Infrastructure VI 49% da concessão Norte Litoral e 48% da Via do Infante.
A associação que representa as concessionárias diz que a circulação nas autoestradas nacionais diminuiu 46% entre abril e junho devido às restrições impostas pela pandemia.
Ana Abrunhosa realçou ainda que o estudo sobre as antigas SCUT do Interior "é um bocado complexo por causa das parcerias público-privadas", apesar de a maior parte das concessões pertencerem à Infraestruturas de Portugal, o que implicará, neste caso, "compensações em termos de Orçamento".
"Cerca de 60% dos hotéis tiveram cancelamentos diretos para os próximos dois a três meses", afirma presidente de associação.
Objetivo do Executivo é privilegiar os residentes beneficiários dessas infraestruturas com as novas medidas.
Via do Infante, como é conhecida, é uma das principais e mais movimentadas estradas do Algarve.
Automobilista foi intercetado pela GNR e acusou uma taxa de álcool de 1,80 g/l. Condutores assustados deram alerta pelo 112 .