Insustentável. Ponto final
O aquecimento global caminha para os 3?°C até ao final do século. Três. Graus. A cada grau, a vida muda, não só para o urso polar, mas para nós.
O aquecimento global caminha para os 3?°C até ao final do século. Três. Graus. A cada grau, a vida muda, não só para o urso polar, mas para nós.
Embora seja agora perfeitamente evidente que não há conquistas civilizacionais (sociais e políticas) irreversíveis, há que não entrar em desesperos e desânimos.
Autores internacionais e nacionais - como Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Dulce Maria Cardoso, Lídia Jorge, Samuel Úria e Capicua - vão estar no festival lisboeta em maio.
De admirador de Fidel a apoiante de Bolsonaro ("Lula, não"), Vargas Llosa viveu várias vidas - e cultivou grandes amizades e inimizades, talvez as mais mediáticas das quais com Gabriel García Márquez. Morreu domingo, com 89 anos.
Imagino uma utopia. Que a cada habitante da Europa não fosse entregue um kit de sobrevivência, mas sim um kit para aprender a dançar.
Aquilo que parecia, segundo alguns, “anti-Silicon Valley” – falar-se de Deus – está agora, em certos ambientes de alguns milionários, a ficar, mais do que uma moda, algo com peso. Muitos querem juntar “a tecnologia à religião”.
Capturou com minúcia o movimento dos sem-terra de Baleizão. Durante dez anos. O tempo exato que demorou a utopia a converter-se em pesadelo coletivo.
O jornalista Carlo Musso, que escreveu com o Papa a sua autobiografia, conta à SÁBADO como foi o processo de trabalho ao longo de seis anos. Reforça que Francisco, nem nos dias da cirurgia, pensou em renunciar.
A psicóloga clínica explica como a síndrome de impostor pode ser incapacitante, tanto para homens como para mulheres, embora seja mais prevalente nestas últimas. Aponta o dedo a uma sociedade que não aceita o erro e lembra que tudo começa numa perceção pessoal que se vai transformando numa verdade.
Rua do Benformoso, a desembocar no soberbo 1908 Lisboa Hotel, para quem vem de sul, ou na Rua da Mouraria, outrora marco do fado lisboeta, se chegarmos da direção meridional? Conheço, como as palmas das mãos.
Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.
A crise financeira de 2008 começou a abrir fissuras que, desde então, apenas se aprofundaram. A aura de impecabilidade já não paira sobre nós.
Num ano em que a pop foi "brat", dominada por mulheres, de Taylor Swift a Sabrina Carpenter e Billie Eilish, também os discos que mais nos cativaram tiveram forte protagonismo feminino.
O romance de Gabriel García Márquez, em forma de série, pode ser visto na Netflix a partir desta quarta-feira, 11 de dezembro.
Tinha acabado de entrar na Faculdade de Direito de Lisboa, e corria o chamado “Processo Revolucionário em curso”. Testemunhei o 25 de Novembro, a cada minuto, na rua e nos transportes públicos.
Elon Musk é o cabeça de cartaz, mas tem vasta companhia. Uma elite de venture capitalists das tecnológicas chegou à política, financiou campanha e tem ideias muito particulares - que Trump ouve.