Tempo médio de espera na urgência do Amadora-Sintra era superior a 15 horas às 10h15
A urgência geral do Amadora-Sintra contava com 14 doentes pouco urgentes, 21 urgentes e um muito urgente.
A urgência geral do Amadora-Sintra contava com 14 doentes pouco urgentes, 21 urgentes e um muito urgente.
No caso do Hospital Garça de Orta, em Almada, o tempo de espera para a primeira observação era de pouco mais de uma hora.
A espera para os 12 doentes muito urgentes (pulseira laranja) era de 12 minutos e de duas horas e 46 minutos para os 54 doentes pouco urgentes (pulseira verde).
A grande maioria dos atendimentos foi assegurada pela urgência geral (71,8%), enquanto a Pediatria e a Obstetrícia asseguraram, respetivamente, 22,8% e 5,4% dos atendimentos.
De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, 31 doentes com pulseira amarela encontravam-se cerca das 7h30 de hoje no serviço de urgência geral do hospital Beatriz Ângelo, com um tempo médio de espera de 14 horas e 39 minutos.
Constrangimentos no Serviço de Urgência Geral Adulta vão sentir-se até às 9 horas de quinta-feira, dia 21.
Profissionais de saúde referem que a crise que o Serviço de Urgência Geral vive "é antiga e tem vindo a agravar-se nos últimos anos".
"Em causa está a falta de condições mínimas para assegurar os cuidados adequados e as condições de segurança necessárias aos doentes" que recorrem a este serviço no Hospital Fernando Fonseca, indica a Ordem dos Enfermeiros.
Hospital chefiado por Daniel Ferro foi alvo de uma grande pressão no Serviço de Urgência Geral nos últimos meses, com um tempo de espera de mais de dez horas em alguns dias.
Sobrelotação de doentes e diminuição de recursos humanos levaram o Serviço de Urgência Geral a apresentar limitações. Sindicato Independente dos Médicos garante que a situação hospitalar em Leiria é uma "catástrofe".
Os enfermeiros da urgência geral "sentem-se discriminados e não valorizados", pelo que "decidiram fazer um pedido de transferência coletiva" para outros serviços.
O foco de infeção por covid-19 surgiu no Serviço de Urgência Geral do Hospital de Torres Vedras relacionado com um idoso que esteve internado naquele serviço "com patologias não respiratórias".
"Temos um reforço das equipas de enfermagem na urgência geral e na pediátrica", afirmou Maria Filomena Mendes.
Os exames radiológicos realizados na Urgência Geral serão analisados por profissionais, à distância, que prestam serviços de tele-medicina.