
E a esquerda virou-se para a imigração
Com o populista Nigel Farage cada vez mais uma ameaça, o primeiro-ministro inglês atacou as “fronteiras abertas” e entrada em massa de estrangeiros.
Com o populista Nigel Farage cada vez mais uma ameaça, o primeiro-ministro inglês atacou as “fronteiras abertas” e entrada em massa de estrangeiros.
Era do PSD e votava em Sócrates, mas foi no populismo que vingou. Ressentido com uma “traição” de Montenegro, Ventura demitiu-se de vereador em Loures e criou o Chega com amigos – que já saíram do partido. Uma história com falsificações, dívidas pagas pelo próprio e “facadas nas costas”.
Será natural que as eleições parlamentares europeias sejam alvo de uma vasta campanha de desinformação proveniente da Rússia. O objetivo será eleger o maior número de eurodeputados pró-Moscovo, eurocéticos, antiamericanos e antiguerra na Ucrânia. Putin pretende um bastião eleitoral cada vez maior em Bruxelas.
Estudos anteriores no domínio das Ciências Sociais mostram que o desenvolvimento de ideias de direita radical resulta de sentimentos de ansiedade em relação a minorias étnicas, linguísticas ou nacionais, refere Vicente Valentim.
A forma histérica como as elites mediáticas dão palco e importância a fenómenos marginais é um dos combustíveis para que os marginais se tornem centrais. Apontar o dedo ao povo bruto/racista/fascista (escolham vocês) só consola as almas simples.
Por que razão países como a Tailândia, o Bangladesh, a Turquia, ou a Ucrânia devem adotar orientações democráticas quando os exemplos vindos dos EUA e da Europa são fracamente maus?
Portugal deixa de pertencer ao "clube" dos países da União Europeia sem extrema-direita no parlamento. O Chega obteve, no continente e ilhas, mais de 66 mil votos, 22 mil dos quais no distrito de Lisboa.
Formado há menos de dois meses, quando se tornou evidente que o Reino Unido teria de participar nas eleições porque não iria sair da UE a tempo, o PB é liderado por Nigel Farage
Em França, Hungria e Itália a extrema-direita conseguiu a liderança. Mas o grupo do Parlamento Europeus que mais cresce é o Verdes. E Farage conseguiu vencer as segundas eleições europeias no Reino Unido.
A extrema-direita sobe em vários países europeus, bem como os partidos ecologistas. Orban conseguiu uma vitória esmagadora na Hungria e Farage vence no Reino Unido.
O partido do eurocético Nigel Farage lidera as intenções de voto no Reino Unido com 34%, mais do que o Partido Conservador e o Partido Trabalhista juntos.
Políticas britânicas criticam os que defendem o Brexit sem acordo e juntam-se a dissidentes trabalhistas. May tenta negociar em Bruxelas.
UE assume que risco de uma saída desordenada "nunca foi tão elevado", alguns conservadores defendem propostas mais duras e May enfrenta o parlamento depois do "pontapé" de terça-feira.
O ex-líder do partido afirma já não reconhecer o seu partido. Um dos principais defensores do Brexit acusa o actual líder do UKIP de estar obcecado com "a questão do Islão".
Proibição de venda na União Europeia em vigor no sábado.
Estudo mostra que 24% dos inquiridos estariam preparados para apoiar um partido anti-imigração e anti-Islão.