
Dia Zero, um alerta para a iminente invasão chinesa de Taiwan
Os taiwaneses verão em breve em ficção, numa série de 10 episódios, o que temem na realidade: como chegará a temida invasão da República Popular da China.
Os taiwaneses verão em breve em ficção, numa série de 10 episódios, o que temem na realidade: como chegará a temida invasão da República Popular da China.
As relações entre os dois territórios remontam a 239 d.C., depois disso a ilha esteve sob domínio dos Países Baixos e do Japão antes de voltar a pertencer à China. Nova divisão aconteceu com a subida ao poder de Mao Zedong e fuga do líder da oposição para a ilha.
Nunca houve 365 dias com tanta gente a ir às urnas: 49% da população mundial, mais de 3.700 mi lhões de pessoas, em 64 países – e alguns dos maiores e mais importantes. São 12 meses para um recorde.
A comunidade sob a alçada da Coroa britânica pode ter os dias contados, com vários estados-súbditos a anunciarem referendos. Querem deixar a monarquia constitucional. Especialista explica à SÁBADO as implicações.
O ministro dos Negócios Estrangeiros gravou uma mensagem para a 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, no meio do mar e com água pelos joelhos. O objetivo de Simon Kofe foi alertar para a subida do nível do mar que afeta os países do Pacífico.
Tanzânia, Turquemenistão e Coreia do Norte negligenciam a gravidade da pandemia, recusam as máscaras e não partilham dados sobre a doença.
O presidente da Micronésia considerou a notícia "alarmante" para o arquipélago de 100.000 habitantes, garantindo que a pessoa infetada está sob rigorosa vigilância.
Arquipélago com 80 ilhas e cerca de 300 mil pessoas no Pacífico registou o seu primeiro caso: um jovem de 23 anos regressado dos EUA. Existem agora 10 países no mundo que nunca tiveram um infetado.
O Turquemenistão está a tentar esquecer que a palavra "coronavírus" existe e a Coreia do Norte abateu um desertor infetado e não fala na doença desde junho. Nas ilhas isoladas do Pacífico, o isolamento que era até então o seu maior problema, é agora uma salvação.
O país composto por centenas de ilhas no Pacífico Sul era, até então, um dos poucos no mundo sem infetados por Covid-19. Estudante repatriado das Filipinas está assintomático e testou negativo três vezes antes de chegar às ilhas.
Veja os mapas interativos sobre os 15 países livres da Covid-19. Enquanto as ditaduras escondem números, noutros países o vírus não chegou.
Este foi o ano em que se constituíram mais grupos de defesa do ambiente, em que se fizeram mais greves e mais manifestações e em que o Parlamento Europeu declarou a "emergência climática".
Relatório adverte que é "três vezes mais provável que alguém seja forçado a deixar a sua casa por ciclones, inundações ou incêndios florestais do que por conflitos
De acordo com um estudo estas ilhas poderiam "reagir de maneira morfodinâmica" ao meio ambiente porque são constituídas de esqueletos de minúsculos organismos de coral.
O secretário-geral da Nações Unidas é a capa da revista "Time", numa edição dedicada às alterações climáticas com o título "O Nosso planeta afunda-se".
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas afirmou que o mundo tem de mudar, de forma dramática, a maneira como fornece energia a fábricas, veículos e casas.