Proteção Civil alerta para risco de inundações e acidentes devido ao mau tempo
A partir da tarde de hoje.
A partir da tarde de hoje.
A previsão meteorológica para os próximos dias aponta para "precipitação por vezes forte", acompanhada por trovoadas, alertam as autoridades.
Entre as dezenas de personalidades que promovem esta petição estão figuras do mundo académico como António Sampaio da Nóvoa, Júlio Machado Vaz ou Maria de Lourdes Rodrigues, ou da cultura, como Ana Bacalhau, Capicua, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Sérgio Godinho ou Rui Reininho, entre outras áreas.
As previsões do IPMA para "as próximas 48 horas" dão nota de "um agravamento geral do estado do tempo, caracterizado por aumento da precipitação" e "do vento", ao final do dia de quarta-feira e princípio da manhã de quinta-feira.
Um agente infiltrado da Polícia Judiciária facilitou o transporte marítimo de uma tonelada de cocaína ao cartel sul-americano, o Primeiro Comando da Capital, a partir de Cabo Verde até à costa algarvia. Após o desembarque em Portugal, um camionista da “máfia dos Balcãs” ia levar o produto até ao Centro da Europa: estão todos detidos.
Para Faro e Beja espera-se a ocorrência de cheias rápidas. Já para Lisboa e Setúbal os aguaceiros, localmente fortes poderão ser ocasionalmente acompanhados sob a forma de granizo e trovoadas.
Face às previsões, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, cheias provocadas pelo transbordo de rios e ribeiras e derrocada de terras.
Para quarta-feira estão tamnbém previstos períodos de chuva, por vezes forte, nas regiões norte e centro durante a madrugada.
Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, que foram atingidos por incêndios, irão agora ser afetados pela chuva forte.
As fortes chuvas aumentaram a intensidade do rio Aruntaya, em La Paz, na Bolívia, e originaram um transbordo que afetou vários do terrenos próximos.
Depressão Irene vai condicionar o estado do tempo em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva, por vezes forte e persistente, nas regiões Norte e Centro nas próximas 48 horas e, partir de segunda-feira, também no Alentejo.
Previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera alertam para "precipitação, por vezes forte e persistente, nas regiões do litoral norte e centro em especial no Minho e Douro litoral, progredindo para a região Sul e a possibilidade de formação de gelo e geada no interior norte e centro" do país.
A Proteção Civil adianta serem expectáveis inundações em zonas urbanas e ocorrência de cheias. Alerta é para as próximas 24 horas.
O aviso laranja para Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre vigora devido à previsão de aguaceiros, acompanhados de rajadas fortes, além de trovoada.
Os episódios típicos das estações de transição são propícios à "ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento"