Alunos mais pobres terão apoio extra anual de 1.045 euros durante todo o curso superior
A ideia é ser uma "bolsa de incentivo" para que os mais desfavorecidos continuem a estudar e "não desistam para irem trabalhar mais cedo".
A ideia é ser uma "bolsa de incentivo" para que os mais desfavorecidos continuem a estudar e "não desistam para irem trabalhar mais cedo".
O novo policy paper da Fundação Francisco Manuel dos Santos analisa a expansão dos cursos profissionais. "A percentagem de jovens a fazer cursos profissionais mostra que há uma confiança nesse tipo de recursos", faz notar Luís Catela Nunes, co-autor do estudo.
Politécnico de Leiria tem formação orientada para o mercado de trabalho, assente nos valores da cidadania.
O despacho altera as regras para os trabalhadores estudantes, que, para se candidatarem a bolsa, passam a ver isentos os seus rendimentos "até 14 vezes da retribuição mínima mensal garantida", explica a tutela.
Politécnico forma com valores de cidadania para profissões de hoje e do futuro
Politécnico de Leiria é uma referência na região e na UE
Medida era uma das principais novidades do Plano Nacional Contra o Racismo e discriminação, aprovado em julho do ano passado, que previa quadruplicar as vagas para alunos desfavorecidos em três anos: 1.000 em 2023, 1.500 em 2024 e 2000 em 2025.
Politécnico de Leiria está a afirmar-se a nível nacional e internacional
Em breve, dá-se o acesso ao ensino superior. Saber o que fazer, o que escolher e porque o fazer é fundamental para os estudantes
Instituição forma nas áreas de artes e design, ciência e tecnologia do mar, ciências empresariais e jurídicas, educação e ciências sociais, engenharia e tecnologia, saúde e desporto, e turismo
O IPG, em conjunto com as Câmaras Municipais da região de influência, está a fazer "um diagnóstico à forma como as pessoas vivem e a criar soluções habitacionais".
Os estudantes do ensino superior podem recorrer a um novo empréstimo tendo como fiador o Estado, que garante taxas de juro mais baixas através de uma nova linha de crédito.
Valor que cada estudante pode pedir emprestado varia entre mil a cinco mil euros por ano.
Mais de 10% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior não conseguiram entrar numa instituição pública.
O número de candidatos ao ensino superior diminuiu 5,6% em relação ao ano passado.
Por outro lado, a maior dos estudantes dos cursos científico-humanísticos prossegue estudos superiores.