
Todas as regiões do continente com risco muito elevado de exposição à radiação UV
As temperaturas máximas previstas para hoje vão variar entre os 28 graus em Aveiro e os 42 em Évora e Santarém.
As temperaturas máximas previstas para hoje vão variar entre os 28 graus em Aveiro e os 42 em Évora e Santarém.
No interior do Alentejo, vale do Tejo e parte mais interior do vale do Douro, as temperaturas máximas deverão atingir valores entre 41 e 44 graus Celsius.
As regiões do Alentejo deverão voltar a registar temperaturas máximas entre 35 e 40 graus e até superiores em algumas zonas.
O IPMA prevê para hoje em Portugal continental temperaturas máximas de 39 graus.
Deslocação da tempestade ‘Olivia’ do Norte de África pode provocar temperaturas máximas de 28 graus. Fim de semena traz chuva.
Na véspera e dia de Natal está prevista "uma depressão pouco cavada em altitude centrada junto à Península Ibérica, que poderá condicionar temporariamente o estado tempo com possibilidade de ocorrência de precipitação", avança o IPMA.
Temperaturas máximas para Lisboa irão rondar os 37ºC e os 40ºC durante o fim-de-semana.
O IPMA prevê para esta terça-feira temperaturas máximas de 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.
A previsão é de muita nebulosidade, neblinas e nevoeiros, alguns períodos de chuva fraca ou chuvisco, em especial nas regiões do Norte e Centro.
Apesar das temperaturas altas para a época, o IPMA prevê que o céu esteja geralmente muito nublado, com algum vento, neblina e nevoeiro matinal.
As previsões para o primeiro dia de verão são de períodos de céu muito nublado, aguaceiros nas regiões do Norte e Centro e Alto Alentejo e vento fraco a moderado.
As temperaturas máximas poderão atingir valores entre 18ºC e 22°C em alguns locais do litoral norte e centro e em grande parte da região Sul.
"O tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso e a uma descida gradual das temperaturas máximas, entre os dias 28 e 31 de outubro [entre quinta-feira e domingo], informou o IPMA.
Apesar de o verão estar próximo à média de 1991-2020, o Serviço Copernicus de Mudanças Climáticas recorda que as diferentes regiões da Europa registaram condições muito contrastantes, com "temperaturas máximas recordes em países mediterrâneos".
As temperaturas máximas vão variar entre os 23º, em Aveiro e Porto, e os 38º em Évora.
As temperaturas máximas vão variar entre os 23º, em Viana do Castelo, Porto, Aveiro e Sagres, e os 33º, em Évora.