O que são os mísseis Tomahawk e porque são tão importantes para a Ucrânia?
Trump e Zelensky encontram-se esta sexta-feira na Casa Branca e a entrega destes mísseis à Ucrânia deverá ser um dos temas na ordem do dia.
Trump e Zelensky encontram-se esta sexta-feira na Casa Branca e a entrega destes mísseis à Ucrânia deverá ser um dos temas na ordem do dia.
Órgão de diplomacia garante que ataque à Embaixada de Portugal em Kiev resultou "da utilização, pouco profissional, do sistema de defesa antiaérea ucraniano". Acusou, assim, os jornalistas portugueses de espalharem "sentimentos russófobos".
Putin quer que o Ocidente acredite que poderá utilizar armas nucleares se a Ucrânia usar ATACMS em alvos russos importantes. E Biden decidiu ainda assim libertar o uso de ATACMS por Kiev. O jogo de sombras antecipa as negociações.
"Temos de reagir. Temos de exercer pressão. Temos de empurrar a Rússia para uma paz real, que só é possível pela força", afirmou o presidente ucraniano.
Rússia lançou pela primeira vez um míssil intercontinental contra a Ucrânia. Já os EUA entregaram mísseis de longo alcance a Kiev. Saiba mais sobre eles.
O porta-voz o Departamento de Estado, Matthew Miller, referiu que até ao momento não se verificaram as informações de Washington sobre a possibilidade de ocorrer esta quarta-feira um grande ataque russo.
Decisão segue depois das forças ucranianas terem lançado, na terça-feira, mísseis dos Estados Unidos, no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin assinou um decreto de lei que altera a doutrina nuclear.
Caso gerou críticas e Alemanha abriu uma investigação ao caso. Tudo terá acontecido por alguém ter usado uma linha telefónica não segura.
A Ucrânia sobrevive às sucessivas campanhas de bombardeamento e incursões graças ao auxílio ocidental e a uma enorme sangria militar. A paz continua a ser uma perspetiva distante.
De acordo com o exército, os ataques incluíram o lançamento de "mísseis guiados" por parte de bombardeiros russos Tu95MS.
Depois dos recentes ataques de drones e mísseis em território russo e da anunciada contra-ofensiva ucraniana como ficam as forças no terreno? Irão os aliados ocidentais apoiar ataques ucranianos na Rússia? João Carlos Barradas explica como esse equilibrio será cada vez mais difícil.
EUA, França e Reino Unido realizaram uma operação conjunta para punir o regime sírio pelo alegado uso de armas químicas em Douma. Foram usados 105 mísseis.
Ação levada a cabo pelos Estados Unidos, França e Reino Unido foi preparada ao detalhe.