Sábado – Pense por si

O que é e como funciona o sistema imunitário (1)

As células imunológicas começam por ser células estaminais imaturas na medula óssea e respondem a diferentes citocinas (mensageiros hormonais para a maioria dos efeitos biológicos no sistema imunitário) e sinais químicos para se desenvolverem depois em células imunitárias específicas, como as células T, células B ou fagócitos. 

Como evolui o sistema imunitário (2)

A acompanhar o desenvolvimento do indivíduo, o sistema imunitário vai evoluindo. Com o envelhecimento chegam as alterações estruturais e funcionais e uma maior propensão para o desenvolvimento de doenças que podem conduzir à morte. 

Lucília Galha

Zona. Isto não é só varicela

A zona é uma reativação do vírus que afeta quase toda a gente na infância, mas depois dos 50 pode ter consequências graves. Há pessoas que ficam com dores fortes para o resto da vida.

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Combater a dor crónica

Fatos com elétrodos, um cateterismo com nanopartículas ou o uso de células do sistema imunitário. Há novos tratamentos contra a dor, como pode ver nesta edição. E ainda: como se pode ser feliz no trabalho; Patrícia Tavares “a mil” na nova novela.

Vacinas Covid-19
Diogo Barreto

Homem recebeu 217 vacinas contra a covid-19

Estudo mostra que o sistema imunitário do alemão de 62 anos está “totalmente funcional”. Doses foram tomadas de forma deliberada e por "razões privadas”.

17
Lucília Galha

Os alimentos certos para cada idade

Especialistas indicam o plano alimentar ideal para cada fase da vida e os benefícios de centenas de alimentos. O atum preserva a memória na velhice, o gengibre baixa a tensão nos adultos, o marisco protege o sistema imunitário na meia-idade e os laticínios previnem a osteoporose logo na adolescência.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30