
Zelensky adia visita a Portugal para "data a decidir"
Presença do presidente ucraniano era esperada na reunião do grupo de Arraiolos.
Presença do presidente ucraniano era esperada na reunião do grupo de Arraiolos.
Entrada na Aliança Atlântica entra em vigor no dia 4 de abril. Informação foi confirmada pelo presidente finlandês.
O presidente finlandês declarou ter ficado muito satisfeito com a decisão da Turquia, mas lembrou que o processo não fica completo sem a adesão da Suécia à NATO.
O chefe do governo sueco, Ulf Kristersson, acusou "tolos úteis" de promoverem as ações polémicas na Suécia impulsionados por forças que desejam o "mal" para o país nórdico.
As novas restrições começarão a ser aplicadas, provavelmente, a partir da próxima semana, assim que estiver concluída a preparação técnica e jurídica da medida.
O secretário-geral da NATO anunciou que foi feito um "acordo que prepara o caminho para que a Suécia e a Finlândia adiram à NATO".
O presidente norte-americano afirmou estar orgulhoso de apoiar os pedidos de adesão da Finlândia e Suécia, “duas grandes democracias e dois parceiros próximos e altamente capazes", à NATO.
"Vocês são os nossos parceiros mais próximos, e a vossa adesão à NATO vai aumentar a nossa segurança partilhada. As candidaturas que apresentaram hoje são um passo histórico", declarou Stoltenberg.
188 deputados votaram a favor e oito contra, anunciou o porta-voz parlamentar Matti Vanhanen.
Se o alargamento da NATO for acompanhado pela localização de "infraestruturas militares" naqueles países, Moscovo ficará obrigado a "reagir", defendeu o presidente russo.
O pedido de adesão deve ser entregue entre hoje e quarta-feira, anunciou a primeira-ministra sueca em conferência de imprensa onde sublinhou que a Suécia não enfrenta nenhuma ameaça militar neste momento.
O presidente da Finlândia confirmou a vontade de aderir à NATO numa conferência de imprensa em Helsínquia, ao lado da primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin.
O Kremlin "sublinhou que o fim da política tradicional de neutralidade militar seria um erro, já que não existe qualquer ameaça à segurança da Finlândia".
Sauli Niinistö telefonou ao Presidente russo sobre a iminente candidatura de adesão da Finlândia à NATO, anúncio que foi mal recebido por Moscovo.
A empresa responsável pela venda de eletricidade russa à Finlândia anunciou que ia suspender o fornecimento à meia-noite, alegando falta de pagamento.
A Rússia avisou hoje a Finlândia de que será forçada a tomar medidas de retaliação, "tanto técnico-militares como outras", se violar as suas obrigações jurídicas internacionais e aderir à NATO.