
Moçambique vai a eleições em clima de insegurança
O terrorismo islâmico, a fome e a corrupção são alguns dos principais desafios que o presidente Filipe Nyusi deixará ao seu sucessor.
O terrorismo islâmico, a fome e a corrupção são alguns dos principais desafios que o presidente Filipe Nyusi deixará ao seu sucessor.
"A situação humanitária em Moçambique piorou em 2022 com ataques contínuos de um grupo ligado ao Estado Islâmico (ISIS)", refere a organização.
139 atividades previstas, em 52 países diferentes, para celebrar a terceira edição do dia proclamado pela 40.ª assembleia geral da UNESCO
Aos 28 anos, tem um filho de 6 meses de um dos rebeldes, nascido devido a anos de abusos sexuais em Mocímboa da Praia.
É uma lista provisória, não segue por ordem de importância ou de alfabeto, não é só interna nem só externa, e reflete problemas visíveis e invisíveis.
O Presidente moçambicano, afirmou que o "terrorismo e o extremismo violento afetaram brutalmente alguns distritos", mas que a ofensiva militar em curso está a permitir o regresso gradual à normalidade. Analista discorda.
A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas é aterrorizada desde outubro de 2017 por rebeldes armados, sendo alguns reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.
Mais de 336.000 crianças foram deslocadas devido ao conflito em Cabo Delgado, que continua a deteriorar-se na província do norte de Moçambique.
Sou benfiquista desde que me conheço. Só me interessa mesmo a bola. O jogo. A magia. A tragédia. A glória no relvado. Mas agora é preciso denunciar a vergonha. E não pactuar com meias-tintas.
Histórias de faca e alguidar entre políticos, dislates sobre a saúde pública, cegueira face ao futebol, transformação do 25 de Abril em ministério e uma morte. O que detestei nos últimos dias.
Que consequências – a começar pela fé religiosa – teria a revelação, com provas concretas e palpáveis, da existência de vida inteligente noutros pontos do universo? E estamos, como alguns dizem, à beira desse impacto?
Manuel Chang está na África do Sul a aguardar extradição por alegado envolvimento em dívidas ocultas de mais de 2 mil milhões de euros.
Banco Mundial mobilizou "recursos substanciais" para "reparar estradas e canalizações de abastecimento de água e esgotos, higiene, controlo e prevenção de doenças".
Declarações de João Lourenço foram feitas durante este sábado.
João Lourenço garante que, em Angola, "não há ressentimento" contra o colonialismo português, regime que até os próprios "portugueses combateram", e que hoje existe uma "irmandade" entre os dois países.
África é cada vez mais apresentada, como um dos continentes com um futuro mais promissor e são várias as razões que sustentam esta análise.