Ordem dos Médicos alerta que nomeações nas ULS devem ser técnicas e não políticas
A Direção Executiva do SNS avançou que dez conselhos de administração de ULS terminaram os seus mandatos no dia 31 de janeiro.
A Direção Executiva do SNS avançou que dez conselhos de administração de ULS terminaram os seus mandatos no dia 31 de janeiro.
O futuro do sistema de saúde esteve em debate num painel que reuniu decisores políticos e representantes dos setores público, privado e social. Sob o tema “O Sistema de Saúde Português: Qual o Futuro que Queremos Desenhar?”, contou com a moderação da ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira
No painel "O Futuro do Trabalho na Saúde: Dar a Volta a Uma Crise Anunciada", elementos das várias ordens profissionais discutiram soluções para reverter esta crise, considerando de forma unânime que é “urgente reformar o Serviço Nacional de Saúde, valorizar as carreiras e melhorar condições de trabalho”.
Carlos Marques alega elevada sobrecarga de trabalho.
Este é o número mais elevado, pelo menos, desde 2013, ano em que rondavam os 22 por dia.
Inúmeros assessores dos gabinetes dos ministros, além de ex-deputados e autarcas, foram nomeados administradores dos principais centros hospitalares do país. Nova ministra da Saúde (PSD) fala em “lideranças fracas”.
Eurico Castro Alves, especializado em Cirurgia Geral, integra os quadros do Hospital Santo António, no Porto, foi nomeado pelo Governo para coordenar o grupo de trabalho para definir um plano de emergência do Serviço Nacional de Saúde.
"A histórica intervenção cirúrgica" durou nove horas e foi liderada pelo diretor da Cirurgia Geral e da Unidade Hepato-Bilio-Pancreática, Hugo Pinto Marques.
Das 119 empresas públicas que investigámos, quase 50% têm administradores do PS. Bem-vindo ao grande jogo das nomeações, das gigantescas injeções de capital e das contas em falta há anos
Há um julgamento marcado contra a Corevalue e a queixa-crime da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. Subcontratação de médicos é um risco, alerta bastonário.
Além da chefe de gabinete, de um adjunto e de técnica especialista afetos à ministra, está o adjunto de secretário de Estado Diogo Serras Lopes. SÁBADO fez levantamento e dos 83, 14,5% já trabalharam em gabinetes ministeriais.
Em 2018, Marta Temido foi a Évora dar uma formação a dirigentes da Gilead, a farmacêutica que acaba de ganhar um contrato de €35 milhões pelo remdesivir, que a OMS diz não ser eficaz contra a Covid-19. E ainda o caso da ex RP da Gilead que trabalha agora nos Serviços Farmacêuticos do Centro Hospitalar Lisboa Central.
Um funcionário de limpeza do hospital teve também um teste positivo, juntando-se aos sete doentes, quatro enfermeiros e um assistente operacional.
Governo está ainda a estudar a prestação de cuidados de medicina dentária em consultórios nas prisões, uma solução que pode arrancar em 2019.
Medida arranca em cinco centros de saúde já na próxima semana.
Para os sindicalistas, o Governo "é o único culpado", por insistir "em perpetuar uma injustiça com mais de 18 anos".