Sábado – Pense por si

Diego, voluntário português, perto da frente de guerra na Ucrânia
Alfredo Leite, em Kherson

Na linha da frente da Ucrânia fala-se português

O apartamento de Diego, a 15 km da frente de guerra, é básico: o “roupeiro” é uma mochila e a “despensa” onde guarda latas de conserva e outros mantimentos é uma caixa de morteiros.

Alexandre R. Malhado

Ucrânia e o megadesastre ambiental em curso

Rios contaminados, solos envenenados, reservas naturais reduzidas a crateras: as Nações Unidas estão preocupadas com o “legado tóxico” da guerra.

4
Márcia Sobral

Ucrânia: os relatos das vítimas de tortura nas mãos dos russos

Noites e dias sem dormir, cenas de pancadaria, tortura e eletrocussão. Enquanto as autoridades contabilizam o número de vítimas mortais na cidade de Kherson, somam-se os relatos dos sobreviventes que dizem, entre outras coisas, ter sido obrigados a aprender o hino russo.

5
Ana Bela Ferreira

Zelensky em Kherson: "Estamos prontos para a paz"

Presidente ucraniano esteve na primeira cidade capturada pelos russos e reconquistada na semana passada. Garante que existe documentação para centenas de crimes de guerra.

Ana Bela Ferreira

Rússia ordena a retirada das suas tropas de Kherson

Kherson foi a primeira cidade a ser ocupada pelas tropas russas quando se iniciou a invasão, a 24 de fevereiro. População foi relocalizada para territórios pró-russos e já se anunciava a pressão ucraniana pela reconquista do território.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h