
Caçar lobos vai ser possível?
Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.
Sim, em Espanha acontece. Mas Portugal vai reforçar a conservação deste predador que é perseguido e não encontra comida suficiente.
Ângela Morgado, diretora executiva da ANP (Associação Natureza Portugal), que representa a WWF, acrescenta à SÁBADO que "falta consenso político de que é preciso proteger a natureza". O último relatório da organização refere Portugal ainda não atingiu as metas climáticas e ambientais.
Em novo relatório ibérico sobre incêndios, a ANP|WWF Portugal defende um Plano Nacional de Restauro. A limpeza dos terrenos feita pelo gado é uma ferramenta: e tem corrido bem em Boticas, por exemplo.
Criação de florestas trará mais humidade e chuva, reduzindo drasticamente a seca no sul da Península Ibérica e trazendo de volta o clima mediterrânico. Esta é a ideia do investigador universitário Gil Penha-Lopes que explica à SÁBADO como funciona, esperando que voluntários se juntem ao projeto.
Estudo publicado na revista Nature, que contou com dois investigadores portugueses, alerta ainda para a diminuição do número de algumas espécies.
O projeto tem como objetivo devolver à Europa uma espécie bovina autossuficiente e geneticamente semelhante ao auroque.
A ANP, que representa o WWF no País, cumpre cinco anos. A diretora-executiva diz que os governos não têm agido para conservar a biodiversidade e que as associações acabam por substituir o Estado. Aos portugueses atingidos pela inflação, garante que uma dieta sustentável não tem que ser mais cara.
É a inventora da ecocatálise, processo que usa plantas para recuperar solos afetados por atividades de mineração ou industriais, e que permite aproveitar os metais extraídos na indústria farmacêutica ou da cosmética. A investigadora venceu o prémio Inventor Europeu.
Projeto vai "mapear todos os ecossistemas marinhos e costeiros com potencial para sequestrar dióxido de carbono" da atmosfera e encontrar novas formas de combate às alterações climáticas.
"Cerca de metade dos troços ou rios analisados encontra-se abaixo do nível aceitável na Europa e nos Estados Unidos, um terço na Austrália e um quarto na Coreia do Sul", sublinha a UC.