Ventura, a ficção e os factos
André Ventura combate-se com verdade e políticas credíveis, não com retórica antifascista.
André Ventura combate-se com verdade e políticas credíveis, não com retórica antifascista.
O projeto de resolução da Iniciativa Liberal foi aprovado com o voto contra do PCP, a abstenção do PS, PSD e CDS-PP e os votos favoráveis do Chega, IL, BE e Livre.
António Couto dos Santos, encontrado ontem morto num campo de golfe, foi uma das figuras centrais do cavaquismo nos anos 90, tendo funções governativas durante oito anos.
Problemas dos bairros sociais foram discutidos em reunião. Haverá "uma grande marcha entre março e abril, e depois vai ser feita uma nova assembleia", adianta Flávio Almada, da Vida Justa.
O objetivo é fazer um levantamento de reivindicações comunitárias e sociais na Área Metropolitana de Lisboa.
Ao mesmo tempo, decorre uma manifestação do Chega "em defesa da polícia". É visível a presença policial ao longo do percurso.
Cinco pessoas foram condenadas a 4 e 5 anos de prisão por "conspiração para causar distúrbios públicos". São superiores à média das penas de prisão aplicadas a crimes de furto, crimes violentos ou crimes relacionados com drogas.
É um dos grandes acontecimentos literários e históricos do ano, a chegada a Portugal da obra antológica do académico e historiador italiano Emilio Gentile. Um manual essencial para perceber o passado.
A colisão entre o direito de manifestação e o crime de desobediência é o pano de fundo da maioria dos processos judiciais que, por cá, têm levado ativistas climáticos à sala de audiências.
A investigadora Farian Sabahi partilha com a SÁBADO que os candidatos dissidentes do regime vão ser afastados pelo Conselho dos Guardiães e alerta para a possibilidade de a repressão policial aumentar ainda mais.
A capacidade dos líderes ocidentais de manter esta segregação moral e jurídico-política é, de facto, cada vez mais ignóbil. A dualidade de critérios, a desumanização e a complacência eram expectáveis.
A SÁBADO esteve na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e falou com os estudantes, de diversos movimentos estudantis, sobre a ocupação, que começou na terça-feira.
A forma como as instituições e as estruturas oficiais têm lidado com os protestos e vozes de contestação ao massacre palestiniano deve suscitar especial preocupação.
Milhares de russos assistiram às cerimónias e 45 pessoas foram detidas. Kremlin nega responsabilidades na morte do opositor de Putin.
Dezasseis organizações não-governamentais portugueses exigem uma "investigação completa e imparcial" sobre os incidentes.
Contra a inflação e a crise na habitação, contra o racismo e a discriminação, pela paz na Palestina. A organização do Vida Justa diz que foram 10 mil os que se manifestaram este sábado. Muitos vieram das periferias e isso pode ser mais difícil do que parece.