
Estado vai arrendar casas para subarrendar a famílias e jovens vulneráveis
Rendas acessíveis vão estar disponíveis em 16 municípios e terão um custo entre 250 e 900 euros por mês. Estado terá de pagar entre 400 e 2.200 euros aos proprietários.
Rendas acessíveis vão estar disponíveis em 16 municípios e terão um custo entre 250 e 900 euros por mês. Estado terá de pagar entre 400 e 2.200 euros aos proprietários.
Não basta comparar preços. Há que aguardar pelo achado, como um T3 novo em Lisboa por €153 mil, saber como comprar em planta, ou ainda tentar as rendas acessíveis. Proprietários, investidores e inquilinos contam à SÁBADO como foram as transações de 2021 – e, em alguns casos, como esperam fechá-las com sucesso.
O passe único, a aposta nas rendas acessíveis e nas cooperativas e a rede de creches gratuita estão no centro da campanha para Lisboa. Mas os candidatos não se entendem sobre quem teve as ideias primeiro.
Os proprietários que tenham as suas casas no mercado de arrendamento a preços especulativos vão deixar de beneficiar do desconto de 20% no IMI.
A Câmara de Lisboa lança esta semana o programa Renda Segura, com o qual pretende arrendar casas no mercado, a privados, para depois as subarrendar a rendas acessíveis.
Fernando Medina e Rui Moreira exigem "luz verde" para os projetos do Programa de Rendas Acessíveis e do Matadouro, lamentando a ausência de comunicação no processo.
Ainda só há 78 contratos assinados no âmbito do Programa de Arrendamento Acessivel, que entrou em vigor em julho deste ano.
O Governo aprovou um Plano de Reabilitação de Património Público para Arrendamento Acessível, com financiamento do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social.
Programa de Arrendamento Acessível está disponível a partir desta segunda-feira.
O Governo quer ajudar as famílias de classe média a arrendar casa em Lisboa. Mas um especialista considera que nas zonas onde a pressão turística é maior não haverá interesse por parte dos proprietários.
A capital é o concelho onde as rendas acessíveis poderão atingir valores mais elevados. Veja aqui o valor aceite para o seu concelho.
Governo tem 30 dias para criar as portarias que definem o preço máximo de renda, o rendimentos máximo dos inquilinos e as condições dos alojamentos.
Os deputados do grupo de trabalho da habitação aprovaram isenções de IRS para as rendas acessíveis e redução de taxas para proprietários que aceitem contratos de duração superior a dois anos.
Uma proposta de alteração à proposta inicial do Governo, apresentada pelo PS, prevê que, no acesso às casas em arrendamento acessível, seja dada prioridade a inquilinos mais vulneráveis, seja em função dos rendimentos, idade ou deficiência.
Os socialistas solicitaram o adiamento da votação do pacote de propostas sobre habitação. Benefícios fiscais aos senhorios, tanto na proposta das rendas acessíveis, como para os contratos de longa duração, continuam a dividir os partidos à esquerda.
No âmbito do Programa da Renda Convencionada, a autarquia irá disponibilizar habitações com previsão de rendas entre 150 e 500 euros.