Sábado – Pense por si

Sónia Bento

Não reagiu à vacina? Faz efeito na mesma

Febre, dores de cabeça e no corpo são as reações adversas mais comuns às vacinas contra a covid-19. As mulheres e as pessoas mais novas têm registado mais sintomas - "é uma resposta normal do sistema imunitário", explica imunologista. Mas se não sentiu nada, ou muito pouco, não se preocupe.

Vacinação contra a Covid-19
Diogo Camilo

Covid-19. Portugal regista uma reação adversa por cada mil vacinas

Em 8,5 milhões de doses administradas até ao final de junho, Portugal registou 8.500 efeitos secundários entre vacinados. Jovens têm cinco vezes mais efeitos secundários que os mais velhos e mulheres registam três vezes mais reações adversas que homens.

Mais de seis mil suspeitas de reações adversas à vacina registadas em Portugal

Infarmed sublinha que a notificação de reação adversa "não pressupõe necessariamente a existência de uma relação causal com a vacina administrada" e que a vacinação contra a covid-19 "é a intervenção de saúde pública mais efetiva para reduzir o número de casos de doença grave e morte originados por esta pandemia".

Vacinação Portugal Covid-19
Diogo Camilo

Covid-19. Reações graves à vacina são 55% mais comuns em mulheres

Foram registadas 5.665 reações adversas em mais de 4,5 milhões de doses de vacina em Portugal. A vacina com mais casos é a da Pfizer e o sintoma mais comum são as dores musculares. Morreram 35 pessoas após receber a vacina, mas nenhuma devido à vacinação.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente